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A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação relativamente frequente que afeta aproximadamente 5% das crianças e adolescentes em todo o mundo, sendo 2 vezes mais frequente no sexo masculino. Caracteriza-se por um padrão persistente de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade e impulsividade que interfere no funcionamento da criança a nível académico, social e familiar. Embora a PHDA tenda a evoluir favoravelmente na idade adulta, sobretudo no que diz respeito à hiperatividade e impulsividade, aproximadamente 15% dos adultos diagnosticados com PHDA na infância continuam a cumprir os critérios de diagnóstico.
A definição e a compreensão do que é PHDA tem evoluído ao longo do tempo. As primeiras descrições clínicas relacionadas com a falta de foco, hiperatividade e falta de controle de impulsos aparecem com a adoção de políticas de educação obrigatória, o que veio promover uma transformação na vida das crianças, que passaram de trabalhadoras a estudantes. Independentemente de existir uma inegável base neurobiológica nesta perturbação, pelo que sempre terão existido crianças com PHDA, este facto vem trazer à evidência que os padrões de comportamento problemáticos sobressaem em contexto escolar, com um foco especial no cumprimento de regras e na aprendizagem. Naturalmente, à medida que a valorização e a pressão para o bom desempenho académico crescem, também aumentará a prevalência de diagnósticos de PHDA. É por isso possível encontrar uma variação significativa nas taxas de prevalência de PHDA entre continentes e países, sendo que parecem ser os países mais industrializados que têm apresentado um aumento no diagnóstico de PHDA nos últimos anos. Os motivos, esses, não são claros, pelo que não é seguro se estarão relacionados com um real aumento de casos ou se ficam a dever-se a uma melhor capacidade em fazer diagnósticos ou a uma inflação nesses mesmos diagnósticos, provocada por uma excessiva medicalização ou por um maior recurso à procura de ajuda.
Uma coisa parece não deixar dúvidas: existe um aumento na prevalência do uso de medicamentos estimulantes para a intervenção na PHDA, sendo estes, associados à intervenção psicológica, o tratamento de primeira linha. Contudo, reconhece-se a existência de alguns efeitos secundários indesejáveis relacionados com a medicação, pelo que ganha importância a personalização das intervenções no sentido de potenciar os seus resultados. Por exemplo, será que em casos menos graves a medicação deve ser utilizada? É uma questão sem resposta consensual. O que é claro é que a PHDA não pode ser classificada como uma entidade uniforme, mas sim como uma perturbação que varia largamente com as condições sociais e
familiares associadas e com as exigências do meio em que a criança se encontra. Neste sentido, as políticas educacionais, aliadas a uma pressão por maior realização e desempenho, podem contribuir para taxas de diagnóstico mais elevadas.
Diagnosticar uma perturbação é, por princípio, algo de positivo, pois permite promover a intervenção e o tratamento da mesma. Contudo, é importante considerar potenciais consequências negativas, particularmente os efeitos do estigma. Na verdade, a existência de um diagnóstico pode interferir negativamente nas perceções dos professores e dos pais ou outros cuidadores sobre as capacidades da criança. Também o auto-estigma, ou seja, o estigma da criança sobre si própria, pode resultar na construção de um auto-conceito negativo que resulta numa percepção de menor capacidade quando se compara com os colegas.
É difícil encontrar, pois, uma resposta definitiva para a questão sobre se existem mais crianças com PHDA. É, contudo, claro que a pressão académica tem aumentado ao longo do tempo e que isso mesmo tem contribuído para o aumento de casos diagnosticados, bem como, para a gravidade dos mesmos. Acresce que, com a pandemia, houve um aumento do recurso aos profissionais e às intervenções em saúde mental, pelo que esse maior acesso também pode ter contribuído para um aumento dos diagnósticos. Paralelamente, o interesse mediático também cresceu, pelo que, ao existir maior atenção aos problemas, cria-se uma maior pressão para o diagnóstico que desresponsabiliza pais e educadores e descansa os profissionais. Uma boa ilustração disto mesmo pode ser a crescente atenção para a PHDA no adulto, um diagnóstico que apenas pode ser feito quando já existiu história do problema na infância. É frequente, hoje, vermos adultos a procurarem na sua história da infância um diagnóstico de PHDA que, na maioria das vezes não existiu, para conseguirem também justificar algumas das suas dificuldades no presente.
Não se pretende negar, de forma alguma, a importância deste diagnóstico e a intervenção sobre o mesmo, seja nas crianças, seja nos adultos. Ainda assim, será importante a constatação que o número de artigos publicados sobre o tema foi crescendo ao longo do tempo, desde a segunda metade dos anos 80 até ao início da pandemia. Nessa altura, os interesses da investigação divergiram, o que se compreende, assistindo-se a uma redução no número de artigos produzidos que, até ao momento, parece não se ter invertido. Neste sentido, a investigação na área, ao contrário dos diagnósticos, não tem crescido, o que poderá ser um indicador de que as dimensões sociais serão aquelas que mais poderão estar a contribuir para o aumento do número de casos, o que nos deve levar a refletir sobre a necessidade de investimento ao nível da mudança nos contextos, promovendo e aceitando o conceito de neurodiversidade, e não apenas nos sintomas.
- A prevalência de PHDA é significativa, afetando aproximadamente 5% das crianças e adolescentes, com uma incidência maior no sexo masculino.
- O aumento de diagnósticos de PHDA em países industrializados sugere uma relação com mudanças sociais e com a pressão académica crescente.
- A evolução histórica do conceito de PHDA evidencia que a percepção e a identificação da perturbação mudaram, potencialmente influenciando as taxas de diagnóstico.
- A escalada no uso de medicamentos estimulantes reflete uma tendência crescente na intervenção médica na PHDA, reconhecendo-se que estes tratamentos são considerados, sobretudo em casos mais graves e quando associados a intervenção psicológica, como os de primeira linha.
- O diagnóstico da PHDA pode contribuir para a estigmatização, afetando negativamente a autoestima e a percepção das capacidades do indivíduo.
- O número crescente dos diagnósticos de PHDA pode não, necessariamente, indicar um aumento real desta perturbação, mas uma maior atenção e sensibilização das pessoas para a mesma.
- A abordagem à PHDA deve considerar a neurodiversidade e o investimento na adaptação dos contextos educacionais e sociais em resposta ao aumento dos diagnósticos.
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