Estas são as melhores praias do mundo para nudismo

CNN , Joe Yogerst
16 jun, 11:00
Embora os destinos de praia sem roupa possam parecer uma invenção moderna, trata-se, na verdade, de uma ideia bastante antiga. Shutterstock via CNN Newsource

Há mais lugares do que nunca para apanhar sol, nadar ou construir castelos de areia 'au naturel' em praias de todo o mundo. Desde costas rochosas a areias finas como pó de talco, baías de grandes cidades a praias isoladas, existem agora centenas de praias onde é perfeitamente legal brincar à beira-mar sem nada para além do 'fato' com que veio ao mundo

2024 já se está a preparar para ser mais um ano excelente para o nudismo em todo o mundo, com um cruzeiro para nudistas e casamentos na praia. 

No início deste ano, a empresa de turismo e viagens Bare Necessities anunciou uma viagem de 11 dias de Miami às Caraíbas, em colaboração com a Norwegian Cruise Line. A partida está prevista para fevereiro de 2025.

Com escalas nas Bahamas e em Porto Rico, o “The Big Nude Boat” é anunciado como uma “experiência única na vida”, com comodidades concebidas para “se adaptarem ao estilo de cruzeiro de cada pessoa”.

E os casais poderão, em breve, casar-se sem roupa na praia de Is Benas, na Sardenha, que tem uma área designada para o naturismo.

A notícia foi confirmada em maio por Luigi Tedeschi, presidente da Câmara de San Vero Milis, a cidade mais próxima da praia.

"A nudez não tem nada a ver com sexo. Para os naturistas, é uma filosofia de vida e uma ligação à natureza", disse Tedeschi. “Deve ser respeitada – então, por que não?”

Entretanto, há mais lugares do que nunca para apanhar sol, nadar ou construir castelos de areia au naturel em praias de todo o mundo.

Desde costas rochosas a areias finas como pó de talco, baías de grandes cidades a praias isoladas, existem agora centenas de praias onde é perfeitamente legal brincar à beira-mar sem nada para além do fato com que veio ao mundo.

"Areia macia e suave, brisa quente do oceano, ondas suaves e muitos outros nudistas, fazem com que seja a praia de nudismo ideal," aponta Nicky Hoffman da The Naturist Society, editora-chefe da revista Nude & Natural e coautora de “The World's Best Nude Beaches & Resorts”.

Embora os destinos de praias de roupa opcional possam parecer uma invenção moderna, na verdade é uma ideia bastante antiga, um produto da pudica era vitoriana.

Na década de 1880, o poeta americano Walt Whitman exaltou as virtudes do “banho de ar adâmico”, as suas caminhadas e mergulhos nus ao longo de Timber Creek, em Nova Jérsia, e escreveu sobre “o êxtase livre e estimulante da nudez na natureza”.

Em linha com essa mesma mentalidade, o movimento naturista ganhou impulso na Europa e na América do Norte durante a primeira metade do século XX, com a criação de parques urbanos, parques de campismo e, eventualmente, praias para aqueles que desejavam desfrutar da natureza no seu estado mais natural.

Uma das consequências dos anos 60, caracterizada pela liberdade social e sexual, foi o movimento "praia livre", que levou à proliferação de praias de nudismo em todo o mundo.

A sua popularidade continua até hoje, com mais praias a aparecerem todos os anos. 

Aqui estão 24 das melhores praias de nudismo do mundo em 2024:

Praia naturista Chihuahua, Uruguai

Localizada a cerca de 30 minutos de carro de Punta del Este, a praia de nudismo mais conhecida do Uruguai tem vista para a Baía de Portezuelo, na costa atlântica.

As dunas fotogénicas e as temperaturas da água que atingem os 25 °C, mesmo no inverno do Hemisfério Sul, contribuem para o fascínio da praia.

Depois de décadas como um refúgio não oficial para nudistas, Chihuahua obteve, finalmente, estatuto legal em 2000.

Desde então, os serviços expandiram-se e incluem um resort naturista, opcional em termos de vestuário, o Hotel El Refugio Nudista Naturista.

Praia Naturista Chihuahua, Avenida Las Amarras, 20003 Chihuahua, Uruguai

Praia de nudismo de Nida, Lituânia

O gelado Mar Báltico pode não parecer o local mais adequado para mergulhar nu. Mas esta bela praia no longo e arenoso Curonian Spit é um dos lugares mais pitorescos da Europa para se despir.

Com dunas cobertas de flores silvestres (entre as mais altas da Europa) e a floresta à beira-mar, a praia foi o centro de uma colónia de artistas do século XIX que atraiu muitos dos mais importantes pintores, poetas e escritores da época.

Se caminhar bastante para sul ao longo do areal, chegará a uma vedação que marca a fronteira entre a Lituânia e a Rússia.

Praia de nudismo de Nida, Nidos-Smiltynės pl., Nida, Lituânia

Praia de Agesta, Suécia

A Suécia pode ter muitas praias onde a nudez é aceite, mas a praia de Agesta, localizada a cerca de 15 quilómetros a sul de Estocolmo, é a única praia oficial de nudismo do país.

Situada no extremo sul do lago Magelungen, as areias da praia de Agesta são populares entre os habitantes locais, bem como entre os visitantes que procuram um escape à agitação da capital.

Aberta de maio a setembro, esta praia está muito bem cuidada, com mesas de piquenique, áreas para churrasco, casas de banho públicas e áreas de recreio para crianças.

Praia de Agesta, Huddinge, Suécia

Praia de Little Palm, Waiheke, Nova Zelândia

A praia de Little Palm está situada na ilha de Waiheke, na Nova Zelândia. Getty Images/iStockphoto

Embora seja tecnicamente legal andar nu em qualquer praia da Nova Zelândia, conhecida pela sua liberdade pessoal, os naturistas do país tendem a reunir-se em locais bem conhecidos onde a roupa é opcional, como Little Palm Beach, na ilha de Waiheke.

Para chegar a esta praia isolada, é necessário fazer uma viagem de ferry de 40 a 60 minutos a partir de Auckland, apanhar um táxi ou uma boleia até à costa norte da ilha e, de seguida, fazer uma pequena caminhada pela encosta.

Pode começar ou terminar a sua aventura na praia nas muitas adegas, restaurantes e galerias de arte de Waiheke.

Little Palm Beach, Miro Road, Ilha Waiheke 1081, Nova Zelândia

Praia de Nugal, Croácia

Ladeada por falésias escarpadas e sombreada por pinheiros, esta praia remota, ao largo da ilha de Brač, é alcançada através de um caminho estreito que parece ter sido feito para cabras e não para pessoas que procuram uma escapadela sem roupa no Adriático.

Não se esqueça de trazer uma toalha grossa ou uma cadeira de praia - como em muitas praias croatas, a superfície é de seixos e não de areia.

Nugal fica a cerca de meia hora a pé da cidade mais próxima, embora também possa chegar por barco ou caiaque a partir de Makarska ou Tučepi.

Praia de Nugal, 21300 Makarska, Croácia

Praia de Moshup, Martha's Vineyard, Massachusetts, EUA

A praia de Moshup encontra-se no lado oeste de Martha's Vineyard. Loop Images/Universal Images Group Editorial/Getty Images

Situada no extremo ocidental da ilha, Moshup é uma longa faixa de areia que envolve um promontório coroado pelo histórico Farol de Gay Head (construído em 1799).

Localizada abaixo do antigo farol, a área de nudismo fica sob penhascos de arenito cor de ferrugem, declarados Monumento Natural Nacional em 1966.

Moshup está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira despir-se, ao contrário de Lucy Vincent, a praia de nudismo privada da ilha.

Praia de Moshup, 71 Moshup Trail, Aquinnah, MA 02535

Black's Beach, La Jolla, Califórnia, EUA

Situada sob as altas falésias de Torrey Pines, a Blacks tem sido o local favorito na Califórnia para banhos de sol integrais há mais de 50 anos e foi, em tempos, a única praia de nudismo legal em todos os Estados Unidos.

Longa, ampla e abençoada com ótimas ondas, a praia é acessível pelo trilho em ziguezague Ho Chi Minh, a partir da La Jolla Farms Road, ou pelo trilho Citizens, a partir do Torrey Pines Gliderport, perto da Universidade da Califórnia, em San Diego.

Black's Beach, Torrey Pines Scenic Drive, San Diego, CA 92037

Praia de Lady Bay, Sydney, Austrália

A praia de Lady Bay foi legalizada pela primeira vez em 1976.  Evelyn Proimos/Flickr

Embora por vezes pareça que praticamente todas as praias da Austrália permitem nudez, existem várias praias de nudismo oficial, como a Praia Lady Bay (também conhecida como Praia Lady Jane).

Aninhada no South Head do porto de Sydney, é pequena e estreita, mas incrivelmente isolada para uma cidade tão grande.

As saliências rochosas que cercam South Head também são usadas para banhos de sol de nudistas.

Praia de Lady Bay, Watson's Bay, Sydney, Austrália

Buhne 16, Sylt, Alemanha

“Sorria e dispa-se” poderia ser o lema dos nudistas nesta ilha do Mar do Norte, onde a temperatura média da água no verão é de uns frescos 17 °C.

Tecnicamente, em todas as praias de Sylt o nudismo é opcional, mas Buhne 16 foi a primeira e continua a ser o principal local para banhos de sol a nu na costa alemã.

É um lugar onde os banhistas podem relaxar nas famosas espreguiçadeiras de vime às riscas azuis e brancas ou deixar-se levar pelas festas de verão na praia.

Buhne 16, Listlandstr 133b, 25980 Kampen (Sylt), Alemanha

Wreck Beach, Vancouver, Canadá

Anunciada como uma das mais longas praias de nudismo do mundo, com 7,8 quilómetros de comprimento, Wreck Beach é, na verdade, uma série de bancos de areia, planícies de seixos e afloramentos rochosos que envolvem a extremidade de Point Grey.

Com a Universidade da Colúmbia Britânica do outro lado da rua, um fluxo constante de estudantes e professores tem-se despido nesta praia desde o início da década de 1970, quando se tornou popular.

As árvores sempre verdes ao longo da costa e os picos cobertos de neve do outro lado da água complementam a atmosfera canadiana.

Wreck Beach, Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá

Praia Vermelha, Creta, Grécia

Esta praia isolada no sul de Creta é um dos locais favoritos da Grécia para banhos de sol a nu.

Batizada com o nome da cor ocre da sua areia e falésias, a Praia Vermelha (ou Kokkini Ammos) pode ser alcançada através de uma caminhada de 20 minutos a partir de Matala ou de um curto passeio de barco a partir do cais da aldeia.

Pioneira entre os hippies europeus na década de 1960, a praia oferece espreguiçadeiras e guarda-sóis para aluguer e alberga um pequeno e divertido bar chamado Yiannis, famoso pelos seus mojitos.

Nota: as misteriosas gravuras rupestres no final da praia são uma criação moderna e não antigas relíquias minoicas.

Praia Vermelha, Matala, Creta 702 00, Grécia

Praia de Callantsoog, Países Baixos

Callantsoog é a praia de nudismo mais antiga dos Países Baixos, e foi a primeira a ser oficialmente reconhecida em 1973.

Situada a 60 quilómetros a norte de Amesterdão, perto da cidade costeira de Callantsoog, esta bela extensão de areia desfruta do estatuto de Bandeira Azul e é um excelente local para observar focas.

A secção designada para nudistas está marcada entre dois postes.

Os interessados em estar ainda mais próximos da natureza podem visitar a vizinha Zwanenwater, uma reserva natural protegida e lar dos maiores lagos de dunas naturais da Europa.

Praia de Callantsoog, Strandslag Dorpsplein, 1759 Callantsoog, Países Baixos

Enseada Grande Saline, St. Barts, Caraíbas, França

Embora as Caraíbas estejam repletas de praias maravilhosas e relaxantes, esta praia selvagem de areia branca na parte posterior de São Bartolomeu, internacionalmente conhecida como St. Barts, é um dos poucos locais nas ilhas onde a nudez pública é tolerada (embora apanhar sol nu seja tecnicamente proibido).

Enseada Grande Saline (ou Praia Saline) é outra praia autossuficiente. Os visitantes terão de trazer consigo tudo o que precisam para um dia na praia, especialmente protetor solar, uma vez que não há sombras.

O L'Esprit, um excelente restaurante francês, fica a uma curta distância a pé de Grand Saline e vale bem a pena uma visita. Não se esqueça de se vestir antes de ir para lá.

Enseada Grande Saline, São Bartolomeu

Praia de Cavallet, Ibiza, Espanha

Localizada entre o azul profundo do Mediterrâneo e as salinas multicoloridas, perto do ponto mais a sul de Ibiza, a praia oficial de nudismo Es Cavallet está dividida em várias zonas, incluindo uma para festas em clubes de praia, uma zona gay e uma zona mais isolada, a meio, onde se reúne a multidão sem roupa.

No entanto, os nudistas não são os únicos a frequentar esta zona. Aquelas coisas cor-de-rosa brilhantes que verá a passear ao fundo não são turistas queimados pelo sol, mas flamingos que gostam de se reunir nas salinas pouco profundas.

Praia de Cavallet, 07818, Ilhas Baleares, Espanha

Little Beach, Maui, Havai, EUA

Little Beach, uma praia onde a roupa é opcional no Parque Estadual de Makena, em Maui. Shutterstock

Ladeada por antigas correntes de lava e apoiada por um cone de cinzas vulcânicas, Little Beach seria espetacular mesmo que não pudesse despir-se.

Localizada no Parque de Makena, na costa sudeste da ilha, esta praia oferece vistas para um santuário marinho nacional famoso pelas tartarugas, golfinhos, baleias e peixes tropicais.

As árvores por detrás do areal proporcionam alguma sombra e a enseada está bem protegida para nadar.

Além disso, um círculo de tambores e bailarinos de fogo entretêm a multidão durante o pôr do sol de domingo.

Little Beach, Makena State Park, Makena Rd, Kihei, HI 96753, EUA

Praia de Cap d'Agde, França

Cap d'Agde é uma icónica estância de nudismo no sul de França. Shutterstock

Por vezes chamada de “Cidade Nua”, a Aldeia Naturista de Cap d'Agde é a maior estância balnear do mundo onde a roupa é opcional, e atrai cerca de 40.000 visitantes num só dia durante a época alta. 

Os visitantes podem andar nus onde quiserem - restaurantes e lojas, correios ou bancos, a navegar no seu barco ou a descansar na longa praia pública (onde a nudez é obrigatória, mesmo para quem não está alojado na estância).

Os não residentes podem pernoitar no hotel naturista, no parque de campismo ou em unidades de aluguer.

Aldeia Naturista de Cap d'Agde, Rond-Point du Bagnas, 34300 Agde, França

Praia de Is Benas, Sardenha, Itália

Situada na costa oeste da Sardenha, perto da cidade de San Vero Milis, Is Benas é conhecida pelo seu isolamento e ambiente imaculado.

Há dois anos que esta praia idílica tem uma área naturista parcialmente escondida.

O presidente da Câmara, Luigi Tedeschi, da vizinha San Vero Milis, confirmou recentemente que as autoridades locais deram luz verde para que os casais possam, no futuro, casar au naturel em Is Benas.

“Temos esta praia, um lugar que se presta brilhantemente ao naturismo”, afirmou Tedeschi à CNN. "Então pensámos: vamos fazer uma praia para casamentos. Se as pessoas quiserem casar-se nuas, podem fazê-lo."

A praia fica ao lado da mais famosa praia de Is Arenas, e as ruínas de Tharros, uma cidade romana que domina uma fina península, também podem ser encontradas nas proximidades.

Praia de Is Benas, Província de Oristano, Sardenha, Itália

Praia de Mpenjati, KwaZulu-Natal, África do Sul

A praia de Mpenjati foi galardoada com o estatuto oficial de praia de nudismo em 2014. Rajesh Jantilal/AFP/Getty Images

A única praia oficial de nudismo da África do Sul - e talvez a única praia legal onde a roupa não é obrigatória em todo o continente africano - está localizada na Reserva Natural de Mpenjati, a sul de Durban.

O seu estatuto legal foi alcançado em 2014, mas veio acompanhado de uma lista de proibições, incluindo a proibição de olhar fixamente, de fotografar, de adotar comportamentos sugestivos, etc.

Membros do clero local, e outros, continuam a organizar protestos contra a nudez.

Reserva Natural de Mpenjati, Palm Beach, Port Edward, África do Sul

Praia Zipolite, Oaxaca, México

A praia de Zipolite, no México, permite banhos de sol a nu. Shutterstock

Viva as suas fantasias de “Y tu mamá también” na praia onde foram filmadas muitas das cenas do sensual filme mexicano de 2001, protagonizado por Gael García Berna.

Esta praia, criada por hippies mexicanos e americanos na década de 1960, estende-se por cerca de dois quilómetros, com falésias rochosas em ambas as extremidades, e é famosa por ser uma praia onde a roupa é opcional (embora não seja legal).

Embora a praia principal esteja repleta de hotéis económicos e cafés, no extremo leste há uma pequena extensão de areia chamada Playa del Amor que oferece muito mais privacidade.

Praia Zipolite, San Pedro Pochutla, Oaxaca, México

Metsoke Dragot, Israel

Flutue nu na água salgada, quente e densa, e cubra todo o seu corpo nu com lama negra, enriquecida com minerais, nesta praia rochosa na costa ocidental do Mar Morto.

Talvez o único local do Médio Oriente onde é tolerada qualquer tipo de nudez pública, Metsoke Dragot fica a cerca de uma hora de carro de Jerusalém e requer uma curta, mas acidentada, viagem por uma estrada de terra batida para chegar à costa.

É permitido acampar. O único hotel e bar nas proximidades é o Metzoke Dragot Travelers Village, situado no topo da falésia.

Metsoke Dragot, Autoestrada 90, Mar Morto, Israel

Praia Massarandupió, Baía, Brasil

Praia naturista Massarandupió na Baía. Fred Schinke/Flickr

Os pequenos biquínis em Copacabana podem expor muita pele, mas não tanto quanto nesta praia de nudismo no litoral da Baía.

A duas horas de carro a norte de Salvador, a praia de nudismo fica a cerca de um quilómetro a pé do parque de estacionamento, ao longo de uma costa ladeada por coqueiros, dunas e ondas muito propícias ao surf.

Praia Massarandupió, Baía, Brasil

Praia de Guvano, Vernazza, Itália

A praia de Guvano é popular entre os nudistas desde a década de 1960. Shutterstock

Localizada nas deslumbrantes Cinque Terre, esta praia de nudismo italiana de topo parece saída de um filme (pense em “Swept Away” - a versão de 1974 dirigida por Lina Wertmüller).

A acrescentar à mística da praia está o facto de só ser possível lá chegar de caiaque, de barco ou caminhando por um trilho íngreme e um bocado perigoso, que envolve escalar rochas.

Guvano é totalmente primitiva, sem qualquer tipo de comodidades, por isso tenha isso em conta quando planear a sua visita.

A praia também é de seixos e não de areia, mas a água é clara, limpa e deslumbrante.

Praia de Guvano, 19018 Vernazza, SP, Itália

Praia de Vecaki, Riga, Letónia

Rodeada de pinheiros, esta praia da Letónia é tão tranquila como bela.

Situada perto da capital, Riga, e a uma curta caminhada da estação de comboios de Vecaki, é conhecida pelas suas águas cintilantes, pelo pôr do sol deslumbrante e, claro, pelo nudismo.

Esta que é a maior zona de praia de nudismo do país, inclui uma área de voleibol de praia que é um sucesso entre os residentes locais.

Praia de Vecaki, Selgas iela 20, Riga 1030, Letónia

Haulover Beach Park, Miami, Florida, EUA

Haulover, a praia pública de nudismo mais popular dos Estados Unidos, atrai todos os anos mais de 1,3 milhões de pessoas para as suas areias brancas e águas quentes.

A área onde a roupa é opcional, marcada em cada extremidade por vedações, oferece espreguiçadeiras e guarda-sóis para alugar, bem como nadadores-salvadores.

Devido ao clima estelar do sul da Florida, geralmente há alguém despido em qualquer dia.

Mas as maiores multidões reúnem-se durante a National Nude Week, em julho, ou sempre que Haulover tenta estabelecer um novo Recorde Mundial do Guinness para o maior mergulho nu.

Haulover Beach Park, 10800 Collins Ave, Miami Beach, FL 33154

NOTA DO EDITOR | Este artigo foi atualizado e republicado em maio de 2024

Relacionados

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Mais Lidas

Patrocinados