Em atualização

AO MINUTO | Israel apresenta nova proposta para cessar-fogo em Gaza

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas
2024-05-28

O que está a acontecer

  • Israel apresenta nova proposta para cessar-fogo em Gaza

  • Casa Branca alerta que Israel corre o risco de ficar isolado na comunidade internacional

  • Palestina insta Governo português a "apoiar verdadeiramente os palestinianos" com reconhecimento do Estado palestiniano

  • Embaixador israelita critica reconhecimentos da Palestina e espera que Portugal "mantenha posição"

  • OMS alerta que último hospital de Rafah pode ficar inoperacional

  • Espanha, Noruega e Irlanda prometem responder a "a provocações" de Israel

2024-05-29
09:57

Três soldados israelitas mortos em combate no sul de Gaza

Os militares israelitas avançam que três soldados foram mortos em combate no sul de Gaza, esta quarta-feira, durante a ofensiva em Rafah, escreve a Reuters.
 
Além das vítimas mortais, mais três soldados ficaram gravemente feridos no mesmo incidente, explicaram os militares, sem avançarem mais detalhes. 

A emissora pública de Israel, a rádio Kan, noticiou que  foram feridos por um engenho que explodiu num edifício em Rafah.

2024-05-29
05:52

Confrontos entre polícia e manifestantes junto à embaixada de Israel no México

Manifestantes entraram em confronto com a polícia perto da embaixada israelita no México, num protesto contra os ataques israelitas em Rafah, na Faixa de Gaza, avançou a agência de notícias France-Presse (AFP).

Na terça-feira à noite, os manifestantes, alguns com o rosto coberto, atiraram pedras contra um pelotão de polícias que bloqueava o caminho para o complexo diplomático no bairro de Lomas de Chapultepec, na capital, Cidade do México.

A polícia respondeu com gás lacrimogéneo, referiu ainda a AFP.

Batizada de “Ação Urgente por Rafah” nas redes sociais, a manifestação reuniu cerca de 200 pessoas e foi convocada como protesto contra o bombardeamento por Israel de um campo de deslocados em Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

O ataque israelita de domingo fez 45 mortos e 249 feridos, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, movimento islamita no poder no território palestiniano.

2024-05-28
23:49

Argélia prepara projeto de resolução para travar "matança em Rafah”

A Argélia indicou que colocará ainda hoje a circular entre os Estados-membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) um projeto de resolução "curto" e “decisivo” “para parar a matança em Rafah”.

Após uma reunião à porta fechada do Conselho de Segurança para discutir precisamente os recentes ataques israelitas a Rafah, o embaixador da Argélia, Amar Bendjama, o único representante árabe deste órgão da ONU, comunicou a sua intenção aos jornalistas. 

"Esta tarde, a Argélia distribuirá aos membros do Conselho de Segurança um projeto de resolução sobre Rafah. O texto será curto e decisivo, para parar a matança em Rafah", explicou o diplomata.

Bendjama não especificou quando espera submeter o projeto de resolução à votação dos restantes 14 Estados-membros.

“Esperamos que isso possa ser feito o mais rápido possível porque há vidas em jogo”, comentou o embaixador chinês Fu Cong, esperando uma votação ainda esta semana.

"Esta é uma questão de vida ou morte, um assunto de emergência (...). Acredito que o Conselho de Segurança não pode simplesmente falar, o Conselho tem que agir", defendeu igualmente o embaixador francês junto da ONU, Nicolas de Rivière.

2024-05-28
22:57

Israel pede novas negociações para troca de reféns e “calma sustentável” em Gaza

Israel propôs hoje a mediadores egípcios e do Qatar retomar as negociações para acordar a troca de reféns e discutir a demanda do grupo islâmico Hamas por uma “calma sustentável” em Gaza.

A informação está a ser avançada pela agência de notícias espanhola EFE com base numa fonte de segurança egípcia.

Segundo a fonte, a nova proposta israelita inclui a vontade de discutir a exigência do Movimento de Resistência Islâmica Hamas de chegar a uma “calma sustentável” no enclave palestiniano.

Já o grupo palestiniano tem defendido que essa calma só será possível com a cessação total dos ataques e um cessar-fogo permanente.

A EFE acrescenta que a nova proposta israelita inclui “uma vontade de discutir a exigência do Hamas de uma ‘calma sustentável’ na Faixa de Gaza”, bem como uma “vontade de ser flexível” quanto ao número de detidos a libertar na primeira fase humanitária do acordo.

2024-05-28
22:55

Argélia propõe ação da ONU para “pôr fim à matança em Rafah”

A Argélia vai propor um projeto de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas para “pôr fim à matança em Rafah”, disse o embaixador da Argélia na ONU, Amar Bendjama, citado pela Reuters

“A Argélia vai distribuir esta tarde um projeto de resolução sobre Rafah", disse Bendjama, acrescentado: “Será um texto curto, um texto decisivo, para acabar com a matança em Rafah”.

2024-05-28
22:46

Governo esloveno espera que Palestina seja reconhecida no parlamento na próxima semana

O Governo esloveno, que já propôs o reconhecimento do Estado palestiniano, pretende que o parlamento vote este assunto na próxima semana, disse hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros, a social-democrata Tanja Fajon.

"Estou satisfeita que o Governo conclua o processo e envie ao parlamento nacional a sua decisão de reconhecer a Palestina como um Estado soberano e independente", disse a governante, citada pela agência STA.

Tanja Fajon sustentou que a fórmula de dois estados é a única garantia para a segurança para israelitas e palestinianos e que, com o reconhecimento da Palestina, a Eslovénia defende a paz no Médio Oriente.

A chefe da diplomacia eslovena referiu que espera que o Governo envie no final desta semana a documentação sobre o reconhecimento ao parlamento, onde tem uma maioria de 53 dos 90 lugares, para que possa ser debatida e votada nos próximos dias.

Na Eslovénia, a proposta de reconhecimento de um país é proposta pelo Governo e depois deve ser aprovada pela comissão parlamentar de política externa e, por último, pelo parlamento.

2024-05-28
20:45

Israel apresenta nova proposta para cessar-fogo em Gaza

As autoridades israelitas disseram esta terça-feira que ainda não há quaisquer progressos nas negociações para o acordo que prevê a libertação de reféns retidos em Gaza. Assim, Israel decidiu enviar aos países mediadores um documento atualizado que detalha a sua posição sobre o acordo.

De acordo com o Haaretz, a proposta prevê maior flexibilidade por parte de Israel em relação a alguns elementos, nomeadamente quanto ao número de reféns que seriam libertados na primeira fase do acordo, bem como a duração do cessar-fogo.

Ainda assim, Israel continua a recusar-se a ceder na principal exigência do Hamas -acabar com os combates na Faixa de Gaza e retirar todas as forças das suas cidades.

2024-05-28
20:33

Casa Branca alerta que Israel corre o risco de ficar isolado na comunidade internacional

O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, alertou que Israel corre o risco de ficar ainda mais isolado da comunidade internacional como resultado da forma como está a conduzir a operação militar em Rafah.

Segundo o porta-voz da Casa Branca, os EUA não veem motivos que justifiquem uma grande ofensiva terrestre em Rafah.

John Kirby diz ainda que os EUA não viram nada nos ataques israelitas em Rafah que os leve a tomar a decisão de retirar a assistência militar dos EUA a Israel.

2024-05-28
19:23

Pentágono diz que cais construído ao largo da Costa em Gaza vai demorar uma semana a ser reconstruído

O Pentágono confirmou esta tarde que o cais militar ao largo da costa de Gaza se partiu e que o mesmo deverá demorar cerca de "uma semana" a ser reconstruído.

2024-05-28
19:12

Guterres defende retorno da Autoridade Palestiniana a Gaza

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu "esforços urgentes" para fortalecer o "novo Governo Palestiniano" e as suas instituições, incluindo a preparação da Autoridade Palestiniana para "reassumir as suas responsabilidades" em Gaza.

No seu ‘briefing’ diário à imprensa, o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, lançou um olhar para o futuro de Gaza, defendendo que a segurança, a dignidade e a esperança da população afetada pelo conflito seja restaurada rapidamente, reiterando o seu apelo a uma solução de dois Estados.

"Isto exigirá esforços urgentes para apoiar e reforçar o novo Governo Palestiniano e as suas instituições, incluindo a preparação da Autoridade Palestiniana para reassumir as suas responsabilidades em Gaza. Devemos também avançar com passos tangíveis e irreversíveis para criar um horizonte político”, instou.

Questionado sobre se Guterres estaria a defender a retirada do grupo islamita Hamas do poder em Gaza, Dujarric esclareceu que o líder das Nações Unidas está a pedir "o retorno das Autoridade Palestiniana a Gaza", sem mencionar o Hamas na resposta.

2024-05-28
19:01

Partiu-se o cais construído pelos EUA para fazer chegar ajuda humanitária a Gaza

O cais temporário construído pelos Estados Unidos para fazer chegar ajuda humanitária à Faixa de Gaza partiu-se no domingo, depois de as fortes correntes marítimas terem danificado a instalação.

A informação foi confirmada pela CNN junto de quatro responsáveis do exército norte-americano, para quem este incidente é um contratempo.

Parte do porto desconectou-se, assim, da margem onde estava, sendo mesmo necessário retomar a ligação entre a zona de estacionamento e o ponto terrestre mais próximo para que o porto volte a ficar capaz de receber ajuda.

É através desta conexão que chega muita ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

2024-05-28
18:21

Palestina insta Governo português a "apoiar verdadeiramente os palestinianos" com reconhecimento do Estado palestiniano

O embaixador da Palestina em Lisboa instou o Governo português a "apoiar verdadeiramente os palestinianos", juntando-se aos países europeus que reconheceram um Estado palestiniano independente e soberano.

Nabil Abuznaid saudou o reconhecimento dado nesse sentido pela Espanha, Irlanda e Noruega, admitindo que não espera que Portugal o faça em breve e que “não gosta” de ver as autoridades portuguesas “no fim da lista” dos Estados que irão reconhecer, em breve, a Palestina.

“Não há nenhuma razão para que Portugal não esteja no topo da lista. Porque é que não está hoje ao lado da Palestina? Espero que não seja demasiado tarde para o fazer e tenho a certeza de que os palestinianos não esqueceriam essa posição de Portugal em relação à Palestina. Mas, infelizmente, ainda não aconteceu e instamos o governo português a fazê-lo e a apoiar verdadeiramente os palestinianos”, afirmou o diplomata em entrevista à Lusa.

“Portugal não o vai fazer em breve. Não gosto de ver Portugal no fim da lista porque temos boas relações com Portugal”, acrescentou Abuznaid, lembrando que a “mensagem” hoje enviada por Espanha, Irlanda e Noruega é destinada sobretudo ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, avisando-o de que se trata de território palestiniano.

Mas a mensagem em que Portugal “falha”, prosseguiu, é também destinada “aos povos oprimidos de todo o mundo” e ainda aos ocupantes, que “devem pôr fim à ocupação e todas as pessoas devem ser livres nas suas vidas, todas as pessoas têm direito a uma pátria, a um país, à liberdade”. 

2024-05-28
18:05

Embaixador israelita critica reconhecimentos da Palestina e espera que Portugal "mantenha posição"

O embaixador israelita em Portugal, Dor Shapira, considerou hoje uma "decisão vergonhosa" o reconhecimento do Estado da Palestina pela Espanha, Noruega e Irlanda e espera que Portugal "mantenha a posição" de reconhecer "no momento e com os intervenientes certos".

"Acho que é uma decisão vergonhosa porque há três problemas com essa decisão", resumiu o diplomata em declarações à Lusa em Lisboa, o primeiro dos quais o "momento" para o reconhecimento oficial.

"É como dar um prémio ao terror. Tiveram 60 anos para o fazer e não o fizeram. Estão a fazê-lo logo após o pior ataque terrorista conduzido contra Israel pelo Hamas", criticou Shapira, argumentando ainda viver-se uma "altura muito sensível" por se tentar chegar a um acordo para "libertar os reféns [israelitas mantidos em Gaza] e encontrar soluções para a situação".

Assim, segundo o diplomata israelita, dar passos como os de hoje "pode prejudicar" as discussões em curso, no âmbito do atual conflito, desencadeado pelo ataque do grupo islamita palestiniano Hamas em solo israelita a 7 de outubro e que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

2024-05-28
16:09

OMS alerta que último hospital de Rafah pode ficar inoperacional

Um funcionário da Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que o último hospital operacional em Rafah pode deixar de funcionar, admitindo um aumento do número de mortos caso Israel avance com uma "incursão total" no sul de Gaza,

"Se a incursão continuar, poderemos perder o último hospital em Rafah", alertou Richard Peeperkorn, representante da OMS em Gaza e na Cisjordânia.
 

2024-05-28
15:29

Israel está a investigar o incêndio que se seguiu ao ataque aéreo em Rafah

Os militares israelitas estão a investigar a possibilidade de um conjunto de munições estarem armazenadas perto do acampamento, em Rafah, atingido pelo ataque aéreo no domingo. Poderá ter sido a explosão do mesmo que deu início ao incêndio e provocou mais de 40 mortos civis, afirmou um porta-voz dos militares esta terça-feira.

Segundo a Reuters, o contra-almirante Daniel Hagari, disse não ser claro ainda o que desencadeou o incêndio, mas acrescentou que as munições de 17 kg utilizadas no ataque eram demasiado pequenas para terem provocado um incêndio da escala daquele que eclodiu. 

2024-05-28
15:13

Novos ataques em Rafah são "um massacre"

O presidente palestino fez saber através do seu porta-voz, Nabil Abu Rudeineh,  que os novos ataques em Rafah esta terça-feira são "um massacre" e deixou ainda um apelo ao cumprimento da decisão do Tribunal Internacional de Justiça, que determina que Israel suspenda a ofensiva em Rafah.

2024-05-28
14:44

Fontes médicas palestinianas falam em 21 mortos nos novos ataques em Rafah

Fontes médicas palestinianas falam em 21 mortos nos novos ataques em Rafah, avança a agência Reuters. Vítimas estariam num acampamento, uma área de tendas.

2024-05-28
14:00

Palestinianos fogem de Rafah

2024-05-28
13:35

Espanha, Noruega e Irlanda responderão "a provocações" de Israel

Espanha, Noruega e Irlanda vão responder de forma "coordenada, serena e firme" às "provocações, ataques e boatos infames" de Israel, garantiu esta terça-feira o ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, Jose Manuel Albares.

2024-05-28
13:30

Novos ataques israelitas em Rafah fazem sete mortos e dezenas de feridos

Funcionários do ministério da Saúde de Gaza dizem que novos ataques israelitas fizerem, pelo menos, sete vítimas mortais e dezenas de feridos. Foi atingido um novo acampamento, com tendas, na zona oesta de Rafah, avança a agência Reuters.