MÉDIO ORIENTE AO MINUTO | Israel ordena intensificação dos ataques a alvos governamentais iranianos
O que está a acontecer
- Fechar o estreito que nunca foi fechado será "altamente desastroso". Se o Irão bloquear Ormuz, prepare-se: a vida ficará mais cara
- Como o ataque do Irão ao hospital israelita "fez subir realmente a temperatura do conflito"
- Israel vai continuar operação contra Irão "com ou sem" ajuda dos EUA, garante embaixador. "O nosso objetivo é eliminar as armas nucleares"
- Casa Branca diz que Irão pode montar bomba nuclear em 15 dias
- Trump promete decisão sobre intervenção dos EUA na guerra entre Irão e Israel dentro de duas semanas
- Exclusivo CNN Portugal: Porta-voz das IDF garante que hospital atacado pelo Irão "não tem nenhuma base militar"
- Esta é a bomba "destruidora de bunkers" norte-americana que Israel quer que seja usada no Irão
- Irão lança mais de 30 mísseis balisticos contra Israel e destrói hospital
Merz e Erdoğan falaram ao telefone sobre conflito entre Israel e o Irão
O chanceler alemão Friedrich Merz e o presidente da Turquia Recep Tayyip Erdoğan falaram esta manhã ao telefone sobre o conflito entre Israel e o Irão.
As imagens da destruição após ataque do Irão contra Israel com mísseis balístico
Como o ataque do Irão ao hospital israelita "fez subir realmente a temperatura do conflito"
O hospital atingido esta quinta-feira no sul de Israel teve de ser encerrado, recebe apenas casos muito urgentes. Mais de metade das oitenta pessoas que ficaram feridas são funcionários do hospital.
A reportagem é da CNN Internacional.
Alemanha diz que Irão deverá ser tema discutido na cimeira da NATO
Um porta-voz do governo alemão revelou que o Irão será muito provavelmente um dos temas discutidos na cimeira da NATO da próxima semana.
Irão prende agente do Mossad
A imprensa estatal iraniana está a avançar que o Irão prendeu um agente da Mossad que estaria a enviar informações sobre as instalações de defesa aérea iranianas para Israel através do WhatsApp.
Regulador nuclear da Arábia Saudita afirma que ataques a instalações nucleares civis violam o direito internacional
A Comissão de Regulação Nuclear e Radiológica da Arábia Saudita afirmou nesta sexta-feira que quaisquer ataques militares a instalações nucleares civis violam o direito internacional, escreve a Reuters.
Cientista nuclear morto em ataque em Teerão
Um cientista nuclear iraniano foi morto na sequência de ataque a um edifício em Teerão esta sexta-feira, segundo reportaram a emissora pública israelita Kan e outros órgãos de comunicação locais, citados pela Reuters.
Ministro da Defesa de Israel ordena intensificação dos ataques a alvos governamentais iranianos
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, anunciou esta sexta-feira que instruiu o exército a intensificar os ataques contra “símbolos do regime” na capital iraniana, Teerão, com o objetivo de o desestabilizar. “Devemos atacar todos os símbolos do regime e os mecanismos de opressão da população, como a milícia Basij, e a base de poder do regime, como a Guarda Revolucionária,” afirmou Katz num comunicado, citado pela Reuters.
Macron diz que nada justifica ataques à população civil
O presidente francês Emmanuel Macron afirmou esta sexta-feira que os ataques contra civis e infraestruturas civis devem cessar no conflito entre Israel e o Irão e instou Teerão a demonstrar vontade de regressar às negociações sobre o seu programa nuclear.
Catar alerta que ataques israelitas ao Irão colocam estabilidade energética em risco
O primeiro-ministro do Catar afirmou esta sexta-feira que os ataques israelitas a instalações económicas no Irão podem ter repercussões catastróficas a nível regional e internacional, especialmente no que diz respeito à estabilidade do fornecimento de energia, segundo um comunicado oficial, citado pela Reuters.
Irão: "A China já deixou as palavras e passou aos atos"
O Major-General Carlos Branco considera que o Irão "não está sozinho" na guerra com Israel. "Há uma série de países da região que já manifestaram apoio".
Urânio. "Era importante que a Europa tivesse entrado em acordo diplomático com a Turquia, que pode oferecer soluções ao Irão"
O comentador da CNN Portugal, Tiago André Lopes, analisa os próximos passos do conflito entre Israel e o Irão que, refere, depende muito do desenho do acordo que venha a ser negociado com o Irão.
Irão: "Pensei que Donald Trump não leu o livro 'A Arte da Guerra'"
João Henriques, presidente do Observatório do Mundo Islâmico, sublinha que Donald Trump fez exatamente o oposto daquilo que foi escrito há 2500 anos por Sun Tzu - "devemos evitar encurralar o adversário". "Aquilo que Trump fez estava na verdade a encurralar o Irão".
Irão pode vir a ser o novo Iraque? "Todos nos recordamos quando apresentaram provas que eram manipulação"
O historiador Manuel Loff entende que o mundo pode vir a assistir a uma reedição da guerra do Iraque, em 2003, caso Donald Trump tome a decisão de avançar com uma intervenção militar no conflito entre Israel e Irão.
"Chegámos a esta situação de guerra porque o Irão rejeitou as condições de Donald Trump"
O Major-General Jorge Saramago analisa a possível decisão de Donald Trump de intervir na guerra entre Israel e o Irão. "A guerra precisa do seu tempo e a decisão do presidente dos EUA tem muito impacto".
Irão pondera negociações diplomáticas se ataques pararem
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Saeed Khatibzadeh, diz que a diplomacia poderá ser uma alternativa se Israel suspender os ataques, avança a Reuters, que cita a ISNA.
Fechar o estreito que nunca foi fechado será "altamente desastroso". Se o Irão bloquear Ormuz, prepare-se: a vida ficará mais cara
Maersk suspende temporariamente escalas no porto de Haifa
A empresa de transporte de contentores Maersk anunciou esta sexta-feira que decidiu suspender temporariamente a passagem de navios pelo porto de Haifa, em Israel, noticia a Reuters.
Apesar dos ataques, setor energético de Israel continua a funcionar, garante o governo
O ministro da Energia de Israel garante que o setor energético do país está a funcionar perfeitamente, sem qualquer falta de combustível, avança a Reuters.
Presidente do Irão quer o fim das “aventuras dos terroristas sionistas”
O presidente do Irão afirmou, esta sexta-feira, que o país tem de fornecer uma garantia definitiva para acabar para sempre com “as aventuras dos terroristas sionistas”. Segundo cita a Reuters, Masoud Pezeshkian garante que o Irão procurou sempre a paz e a tranquilidade, mas que atualmente a única forma de acabar com a guerra - que diz ser imposta - é parar “incondicionalmente a agressão do inimigo”, referindo-se a Israel.