Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Estados Unidos anunciam o seu maior pacote de sempre para a Ucrânia: 6 mil milhões de dólares

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-25

O que está a acontecer

2024-04-27
11:28

Serviços norte-americanos acreditam que Putin não mandou matar Navalny

Os serviços de informações dos Estados Unidos concluíram que “o mais provável” é que Vladimir Putin não tenha dado ordem para matar Alexei Navalny, o líder da oposição russa que morreu na prisão.

Segundo o Wall Street Journal, uma avaliação feita com base em informação confidencial e também nos factos que são públicos levam os serviços norte-americanos a não acreditar que tenha havido uma ordem direta que tenha levado à morte de Navalny, ao contrário do que o círculo mais próximo do antigo líder da oposição russa tem defendido.

A Sky News cita uma resposta dada ao relatório por um assessor de Navalny, Leonid Volkov, em que classifica as conclusões como “ingénuas e ridículas”.

2024-04-27
10:54

Kremlin diz que os laços entre Moscovo e Pequim vão continuar  

O Kremlin ignorou a viagem do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, à China, e vincou que Moscovo e Pequim continuarão a desenvolver os seus próprios laços, avançou a Reuters. 

O apoio da China à Rússia, a questão de Taiwan e as relações económicas entre as duas potências foram os principais temas discutidos na viagem que durou três dias.

2024-04-27
10:47

Kremlin diz que a Rússia vai procurar formas de ultrapassar eventuais sanções da UE às suas operações de GNL

O governo russo está a procurar formas de ultrapassar o que considera serem "eventuais sanções" que a União Europeia imponha às suas operações de gás natural liquefeito (GNL), anunciou o Kremlin, citado pela Reuters. 

“Quaisquer medidas seriam um tiro pela culatra para a indústria europeia”, avisa o Kremlin.

2024-04-27
10:30

Relatadas várias explosões em Kharkiv

Na noite desta sexta-feira, foram relatadas várias explosões em Kharkiv. No Telegram, Igor Terekhov, presidente da Câmara local, confirmou a ocorrência do ataque.

“Kharkiv está sob ataque! O inimigo está a atingir a cidade. Já ocorreram várias explosões”, escreveu o autarca.

2024-04-27
09:31

Ucrânia ataca duas refinarias e um aeródromo na região russa de Krasnodar

A Ucrânia atacou duas refinarias de petróleo, na região russa de Krasnodar, com drones, na madrugada, causando incêndios nas instalações, avança a Reuters.
 
Os drones ucranianos também atacaram o aeródromo militar de Kushchevsk.

2024-04-27
08:21

Ucrânia mostrou que anterior Comissão "subestimou" a importância de mais adesões, diz comissário europeu

O comissário europeu do Alargamento, Olivér Várhelyi, considera que o anterior executivo comunitário “subestimou muito” a importância de a União Europeia continuar a expandir-se, que se tornou “muito clara” após a agressão militar russa à Ucrânia.

Em entrevista à Lusa por ocasião do 20º aniversário do maior alargamento da história da UE – quando 10 países aderiram em simultâneo ao bloco comunitário, que passou de 15 para 25 Estados-membros -, e em vésperas de eleições europeias que assinalarão um novo ciclo institucional e político, Várhelyi diz esperar “que a próxima Comissão seja uma Comissão de alargamento”, necessitando para tal de um mandato claro dos Estados-membros (Conselho), para prosseguir e completar o trabalho que o atual executivo fez para revitalizar o processo, colocado em pausa pelo executivo anterior.

Ao assumir a presidência da Comissão Europeia em 2014, Jean-Claude Juncker anunciou que, durante o seu mandato, até 2019, não haveria mais adesões, sustentando que a UE necessitava de “fazer uma pausa no seu processo de alargamento, para consolidar” o projeto europeu, então com 28 Estados-membros.

Comentando a nova disponibilidade da UE para reavivar o processo com vista a acolher novos Estado-membros, o comissário europeu para a Vizinhança e Alargamento admite que a invasão da Ucrânia pelas forças russas em fevereiro de 2022 “claro que teve um grande impacto na política de alargamento”, bastando constatar que, “apenas uns dias após o início da agressão russa, três dos parceiros de Leste – Ucrânia, Moldova e Geórgia - candidataram-se imediatamente à adesão”.

“E a razão [dos pedidos de adesão], tal como se pode constatar nas candidaturas submetidas, foi que estes países consideram a adesão à UE a única garantia a longo prazo para a sua própria paz, estabilidade e segurança. Isto é o que significa para eles, e é assim que nós também devemos entendê-lo: que o valor de ser membro da UE é talvez mais importante do que aquilo que temos considerado”, diz.

“Relativamente à Comissão Juncker, penso certamente que subestimaram muito o valor do alargamento da UE, não só para aqueles que querem aderir, como para os que já estão. E penso que essa é outra grande lição que temos de aprender da Comissão Juncker, e foi por isso que começámos a trabalhar muito rapidamente desde o primeiro dia do mandato, no sentido de restaurar a credibilidade, ou o sentido, do alargamento, também para os membros da UE”, afirma.

2024-04-26
23:09

"Há uma tendência dos Estados Unidos para criar grupos para conter o crescimento da China, que o vê como não natural"

O comentador da CNN Portugal Tiago André Lopes afirma que Estados Unidos e China "estão em pontos muito diferentes do ponto de vista diplomático" e refere. Acusações contra Pequim da parte de Antony Blinken, que afirma que a China está a tentar interferir nas próximas eleições americanas, "podem não ajudar ao pouco sucesso que a visita" do secretário de Estado dos EUA à capital chinesa teria.

2024-04-26
21:17

Bélgica anuncia apoio militar de 200 milhões de euros à Ucrânia

A par do anúncio do envio de caças F-16 já em 2024, o governo belga disse também que vai contribuir com 200 milhões de euros para uma iniciativa alemã de reposição dos stocks de defesa aérea da Ucrânia.

"Continuaremos mobilizados nas próximas semanas para apoiar a Ucrânia", afirmou a ministra da Defesa da Bélgica, Ludivine Dedonder, citada pelo canal RTBF.

2024-04-26
19:51

"Este é o Richard": governo ucraniano exibe cão que sobreviveu a ataque russo em Kharkiv

Cão Richard (Ministério do Interior da Ucrânia)

No seu canal no Telegram, o Ministério do Interior da Ucrânia fez uma publicação sobre o cão Richard, um animal de estimação que sobreviveu a um ataque russo à região de Kharkiv.

"Este é o Richard. Quatro pessoas e um animal de estimação sobreviveram milagrosamente a um ataque russo a uma zona residencial na região de Kharkiv esta manhã", começou por escrever o ministério.

"Não a uma base militar. Não a um depósito de munições ou de equipamento [militar], mas a edifícios residenciais de famílias ucranianas comuns... Todos os dias temos de nos lembrar contra quem e contra o que estamos a lutar! Só uma Ucrânia forte e a nossa vitória garantem a paz!", completou o governo ucraniano.

2024-04-26
19:37

Macron duvida que escudo anti-míssil europeu afaste ameaça russa e sugere "dissuasão nuclear"

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou hoje ter dúvidas de que um "escudo anti-míssil" europeu ofereça "proteção total" contra a Rússia, apelando a reflexão estratégica na Europa que inclua "dissuasão nuclear".

A Europa é "o continente que pode ser atingido amanhã por mísseis" da Rússia, que "está a tornar-se novamente uma potência desinibida", disse Macron aos jornalistas à margem de uma visita a Estrasburgo.

"O debate levantado pelos alemães, especialmente porque não têm um sistema de dissuasão nuclear, é legítimo", afirmou Macron, acrescentando que não tem "a certeza de que exista qualquer tipo de escudo anti-míssil que proteja totalmente contra os mísseis russos ou que os dissuada".

De acordo com o presidente francês, a solução poderá ser "um pacote": "termos nós próprios lançamentos de [mísseis de] longo alcance para dissuadir", "ter escudos, cúpulas", como propõe a Alemanha, "e integrar a questão da dissuasão [nuclear] nesta reflexão".

Para Macron, é necessário fazer uma "reflexão estratégica" e "clarificar o conceito" antes de analisar as "capacidades" de armamento e, neste aspeto, existe "uma ligeira diferença" em relação à abordagem alemã.

2024-04-26
19:16

Rússia alega que ataque ucraniano matou uma pessoa em Kakhovka

Vladimir Saldo, governador instalado pelo Kremlin para a região ocupada de Kherson, alegou que um ataque ucraniano matou esta sexta-feira uma pessoa na cidade de Kakhovka.

"Um projétil dos terroristas de Kiev voou diretamente contra uma casa em Kakhovka. Uma pessoa foi morta e duas outras sofreram ferimentos moderados e foram hospitalizadas", disse Saldo no seu canal no Telegram.

2024-04-26
18:57

ATACMS "não são milagrosos", diz Lloyd Austin, mas "dão capacidade de efetuar ataques de longo alcance"

Em conferência de imprensa, e após anunciar um pacote de 6 mil milhões de dólares de ajuda militar à Ucrânia, o secretário de Estado dos EUA reconheceu que uma das armas mais desejadas por Kiev, os mísseis ATACMS, "não são milagrosos".

"Já os fornecemos anteriormente à Ucrânia (mísseis ATACMS). Diferentes tipos, diferentes alcances. Não vou entrar em pormenores sobre o que fornecemos e como os ucranianos os poderão utilizar. O mais importante é que eles têm as capacidades", começou por dizer Lloyd Austin.

"Mas não são milagrosos, não resolvem o problema, precisam de ser integrados com outras coisas, como o Storm Shadow. Mas dão a capacidade de efetuar ataques de longo alcance, e isso é importante. Mas quanto a onde e como, isso cabe aos ucranianos decidir e dizer-nos", completou, citado pelo portal ucraniano RBC.

2024-04-26
18:13

Estados Unidos anunciam o seu maior pacote de sempre para a Ucrânia: 6 mil milhões de dólares

O secretário de Estado da Defesa do EUA, Lloyd Austin, anunciou esta sexta-feira um novo pacote de ajuda à Ucrânia, o maior que concedeu até à data: 6 mil milhões de dólares em armamento, cerca de 5,6 mil milhões de euros.

Este pacote, diz Austin, vai conter munições para os sistemas HIMARS e NASAMS, bem como para os Patriot, sistemas muito desejados pelo governo ucraniano.

"Tenho o prazer de anunciar um apoio de 6 mil milhões de dólares à Ucrânia. Este é o maior pacote de assistência com que nos comprometemos até à data", disse o governante, citado pela Reuters.

2024-04-26
17:54

Bélgica vai entregar F-16 à Ucrânia já em 2024

A Bélgica vai entregar caças F-16 à Ucrânia já este ano, informou o canal belga VRT, que cita o Ministério da Defesa do país.

A Reuters escreve que o plano inicial da Bélgica era fornecer estas aeronaves em 2025.

2024-04-26
17:46

Zelensky insiste em pelo menos sete sistemas Patriot para defender o país

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, insistiu hoje junto do Grupo de Contacto para a Defesa da Ucrânia na necessidade de mais armamento, apontando mísseis de longo alcance e sistemas de defesa aérea, entre os quais “pelo menos sete” Patriot.

Zelensky, que participou nesta reunião por videoconferência, sublinhou que “o destino do mundo” está em jogo na guerra na Ucrânia e “tudo depende da rapidez” da ação de Kiev e dos seus aliados.

O líder ucraniano admitiu que a Rússia conseguiu "tomar a iniciativa" no campo de batalha durante os meses que o Congresso dos Estados Unidos demorou para aprovar o último pacote de ajuda, mas vê espaço, não apenas para estabilizar a frente de combate, mas também para as forças da Ucrânia reconquistarem terreno.

Para tal, pediu mais equipamentos de artilharia e mísseis de longo alcance, para que “nenhuma parte do território ocupado da Ucrânia seja segura para ocupação”, bem como acelerar a entrega de aviões de combate como os norte-americanos F-16.

Zelensky disse que também espera receber mais sistemas de defesa antiaérea, justificando que a Rússia lançou mais de 9 mil projéteis guiados só neste ano.

“São necessários pelo menos sete Patriots para que as nossas cidades estejam seguras. Vocês têm estes sistemas e eles podem realmente mudar a situação”, frisou, sem lançar este pedido a nenhum país específico.

2024-04-26
17:24

Reino Unido convoca embaixador russo no país após detenção de dois britânicos acusados de ajudar Moscovo

O Reino Unido convocou esta sexta-feira o embaixador russo no país para consultas no Ministério dos Negócios Estrangeiros após a detenção de cinco pessoas, entre elas dois britânicos, acusados de colaborar com Moscovo na tentativa de um ataque incendiário contra uma propriedade comercial ligada à Ucrânia.

"O Reino Unido continua profundamente preocupado com as alegações de atividade maligna orquestrada pela Rússia em solo britânico. Apelamos à cessação imediata desta atividade e e continuaremos a trabalhar com os nossos aliados para dissuadir e defender contra todo o espetro de ameaças que emanam da Rússia", disse um porta-voz em comunicado, citado pela Reuters.

2024-04-26
17:15

Zelensky realiza reunião sobre Chernobyl 38 anos após o início do desastre nuclear

Nas suas redes sociais, o presidente ucraniano divulgou imagens de uma reunião que realizou sobre a central nuclear de Chernobyl e os "territórios adjacentes", 38 anos após o início do desastre nuclear que forçou a retirada de dezenas de milhares de pessoas da região.

"Discutimos todos os aspetos - transportes, energia, locais de trabalho e, naturalmente, questões de segurança. Estamos a fazer todos os esforços para garantir uma vida normal a todos os nossos cidadãos. Estou grato a cada uma das pessoas que trabalham para o conseguir", escreveu Volodymyr Zelensky no X.

A reunião decorreu na cidade de Slavutych, fundada em 1986 para alojar os trabalhadores da central e as suas famílias após o desastre nuclear.

2024-04-26
16:50

Stoltenberg considera espionagem russa "perigosa e inaceitável"

O chefe da NATO descreveu hoje como “perigosos e inaceitáveis” os alegados casos de espionagem pró-russa na Alemanha e no Reino Unido, e avisou que os aliados estão a coordenar a reação a atos hostis.

“Temos de estar atentos às atividades secretas da Rússia no território da aliança”, afirmou Jens Stoltenberg em Berlim ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz, citado pela agência espanhola EFE.

As autoridades alemãs detiveram na semana passada dois indivíduos acusados de espionagem e de preparar sabotagens em nome de Moscovo, enquanto dois britânicos foram acusados hoje de cooperar com os serviços secretos russos.

“Apoiamos plenamente a Alemanha e o Reino Unido. Estas medidas de espionagem são perigosas e inaceitáveis, e não nos impedirão de continuar a apoiar a Ucrânia”, disse Stoltenberg.

“Estamos a coordenar estreitamente a nossa resposta a quaisquer atos hostis contra os aliados da NATO”, afirmou.

Stoltenberg, que iniciou uma visita à Alemanha na quinta-feira com uma deslocação à base aérea de Laage, no norte do país, elogiou o papel de Berlim no reforço do flanco oriental da NATO.

2024-04-26
16:30

Comité de defesa do parlamento sueco diz que o país deve aumentar despesa militar para 2,6% do PIB em 2030

A Suécia deve aumentar os seus gastos no setor da Defesa para 2,6% do PIB em 2030, concluiu o comité de Defesa do parlamento do país esta sexta-feira.

Segundo a Reuters, o relatório elaborado por este comité propõe a expansão do exército e da marinha e o investimento na defesa antiaérea.

"Se juntarmos tudo isto (...) com os planos que os militares apresentaram, vamos acrescentar cerca de 200 mil milhões [de coroas] (17,3 mil milhões de euros) durante este período", disse um dos autores do relatório e porta-voz para a Defesa do Partido Moderado, Hans Wallmark.

2024-04-26
16:16

Rússia destaca dois submarinos com mísseis Kalibr para o Mar Negro

A marinha russa destacou esta sexta-feira à tarde dois submarinos equipados com mísseis Kalibr para o Mar Negro.

A informação foi avançada pelo canal das Forças de Defesa do Sul da Ucrânia no Telegram.

"Após uma longa pausa, o inimigo destacou dois submarinos para o Mar Negro para combater", pode ler-se na publicação, que esclarece que os restantes navios permanecem atracados.