Os sumos detox ajudam-nos mesmo a emagrecer? Tome aqui um copo cheio de informação

4 mai, 16:00
Espirulina

Há quem já ande a fazer contas para o verão. Contas nas calorias e nos números das roupas. Perder peso é uma vontade de muitos. Mas será que os sumos detox ajudam? É o que explicam duas nutricionistas em quatro perguntas-chave

Os sumos detox são uma boa solução para preparar o verão e emagrecer?

São populares por proporem uma perda de peso rápido. “No entanto, não é bem assim”, avisa a nutricionista Magda Roma. Têm esse nome porque aplicam “conjugações específicas” que ajudam a eliminar “toxicidade e inflamação corporal”. E, logo, tornam possível “diminuir os perímetros corporais e eventualmente alguma perda de peso”.

“Isto não significa que irá perder gordura corporal ou até mesmo tonificar o seu corpo”, reitera a especialista.

Os sumos detox, acrescenta a nutricionista Liliana Mouro, dos hospitais Trofa Saúde na Amadora e em Loures, “são uma boa solução quando incluídos numa alimentação variada e equilibrada”. E porquê? Porque ajudam a aumentar o consumo de frutas e vegetais. Logo, de fibras, vitaminas e minerais.

“Estamos a obter benefícios que promovem o emagrecimento, como melhor funcionamento intestinal, aumento da ingestão de água, diminuição da retenção de líquidos, melhoria dos processos de digestão e de eliminação de toxinas”, resume Liliana Mouro.

Mas atenção, muita atenção: os sumos detox não são um regime alimentar. Por isso, não deve ingerir apenas estes sumos. Devem antes ser integrados num plano alimentar equilibrado e variado.

Que misturas de alimentos devemos privilegiar?

Há quem pense que os sumos detox só levam fruta. Mas, avisa Magda Roma, a fruta “será a menor parte” dessa combinação.

Então o que colocar dentro da liquidificadora? Aipo; ervas aromáticas como salsa, coentros, manjericão ou hortelã; folhas verdes como agriões, espinafres ou couves; gengibre ou curcuma.

Na fruta, a lista de opções é extensa: ananás, kiwi, laranja, maçã, limão, melão, lima, mirtilos, framboesas, morangos ou pera. Sem esquecer o pepino – sim, o pepino é um fruto.

E em que quantidades? Liliana Mouro aponta que “a mistura ideal para obter um bom sumo detox é de cerca de 90% de vegetais e 10% de fruta”. Um dos conselhos é aproveitar a fruta e vegetais da época. E enriquecer a mistura com “super alimentos”. Aqui vai a lista: clorela, erva de trigo, spirulina, sementes como cânhamo, linhaça, chia e girassol.

Atenção à quantidade de fruta que coloca no seu sumo detox (Pexels)

Mas a mistura de frutas não torna os sumos calóricos, logo, menos efetivos na perda de peso?

“O maior erro, é exagerar na quantidade de fruta, já que o excesso de frutose, o açúcar natural da fruta, pode comprometer o processo de emagrecimento. A quantidade de calorias de um sumo detox vai depender sempre dos ingredientes usados para confecionar o mesmo”, aponta Liliana Mouro.

Por isso, puxe aí do bloco de notas para apontar esta receita de Magda Roma para um “sumo detox tradicional”: dois punhados de folhas de espinafres, um ramo de hortelã, meio pepino, meia laranja, cinco gramas de gengibre.

“A fruta será sempre meia a uma porção, mediante a fruta que iremos utilizar”, aconselha.

Há alguma combinação que devamos mesmo evitar?

Já leu que a fruta pode ser o seu “maior erro” na hora de preparar um sumo detox. Mas saiba que há erros maiores do que outros.

“Não devemos contemplar frutas com carga glicémica elevada como a banana, a manga e outras frutas tropicais. Já o ananás, com uma carga glicémica moderada a elevada, tem, no entanto, um composto denominado bromelaina que é anti-inflamatório e é importante ser consumido”, descreve Magda Roma.

Antes de se colocar a beber sumos detox, convém também fazer uma análise à sua saúde. “Se for uma pessoa com diabetes ou um doente renal, por exemplo, é muito importante ter em atenção as combinações que podem ser feitas”, aponta Liliana Mouro. Já sabe: se quer emagrecer de uma forma saudável não há nada como consultar um especialista, que traçará o plano adequado para si e para as suas necessidades nutricionais.

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