Kate Middleton participa na celebração do aniversário do rei após revelar "bons progressos" no tratamento do cancro

CNN , Billy Stockwell
15 jun, 11:50

A princesa de Gales regressou aos eventos públicos para participar no celebração do aniversário do rei Carlos III

Kate Middleton, a princesa de Gales, chegou ao Palácio de Buckingham para o desfile oficial do aniversário do rei, a primeira aparição pública desde que revelou o diagnóstico de cancro.

A princesa e o marido, o príncipe William, foram vistos a serem conduzidos juntos para o palácio enquanto o Trooping the Colour começava.

Pessoas de todas as idades juntaram-se ao longo da rua The Mall para assistir ao evento. Alguns dos espectadores usam chapéus da Union Jack, enquanto outros agitam bandeiras. Os mais patriotas entoam a cantar o hino nacional.

A princesa de Gales vai assistir ao resto do desfile com a família nas proximidades e espera-se que se junte a outros membros da realeza na varanda.

Este desfile representa um momento significativo na recuperação de Kate Middleton, marcando a primeira aparição pública desde o dia de Natal - semanas antes do diagnóstico de cancro.

Kate Middleton chegou ao Palácio de Buckingham numa carruagem, acompanha dos filhos (Samir Hussein/WireImage)

Kate fez uma atualização sobre o seu estado de saúde na sexta-feira, dizendo que tinha feito "bons progressos" na recuperação. Disse, no entanto, que esperava que o tratamento durasse mais alguns meses e que "ainda não estava fora de perigo".

O rei Carlos III também participa, apesar de também estar a receber tratamento para o cancro.

O Trooping the Colour é o grandioso espetáculo militar em que 1.400 oficiais e soldados, juntamente com 400 músicos e 200 cavalos, percorrem as ruas de Londres, desde o Palácio de Buckingham até à Horse Guard's Parade, enquanto a multidão se alinha no percurso.

O evento - um dos pontos altos do calendário real - é uma tradição que marca o aniversário oficial do soberano britânico há mais de 260 anos. No entanto, o verdadeiro aniversário de Carlos é em novembro.

Os reis e rainhas da Grã-Bretanha duplicam as suas festividades desde o século XVIII, organizando uma celebração pública - o aniversário oficial - e um evento mais privado na data real.

Pensa-se que a tradição começou com o rei George II, louco por festas, em 1748. Tal como Carlos III, Jorge nasceu em novembro, altura em que o clima britânico está frequentemente longe de ser o ideal.

Após o desfile, o cortejo regressa ao palácio, onde o soberano e os membros da família se reúnem tradicionalmente na famosa varanda para saudar a multidão de simpatizantes.

A aparição de Kate foi um grande tema de discussão entre os espectadores, que conversavam e aqueciam as mãos com canecas de chá. "Estamos muito entusiasmados", disse Reine Geldenhuys, 41 anos, à CNN.

"Esperamos que subam à varanda para voltar a ver a sua bela cara... Temos tido saudades de a ver em público, por isso estamos aqui sobretudo por ela", acrescentou.

Numa ligeira mudança em relação ao cortejo inaugural do ano passado, o rei Carlos vai participar a partir de uma carruagem e não a cavalo. O monarca e a rainha Camilla foram conduzidos numa carruagem pela rua The Mall, juntamente com outros membros da realeza.

Os procedimentos deste ano foram adaptados, uma vez que o rei de 75 anos continua o tratamento para um tipo de cancro não especificado.

Os médicos foram encorajados pelos progressos do monarca, permitindo-lhe retomar as funções públicas em abril, mas cada compromisso que realiza é revisto e adaptado sempre que necessário.

Para os eventos de sábado, Carlos III vai fazer a revisão das tropas sentado numa carruagem Ascot landau ao lado da rainha Camilla.

Três dos cavalos do exército britânico que fugiram em Londres em abril regressaram ao serviço e espera-se que participem no desfile de aniversário deste fim de semana. Os dois cavalos restantes "estão a desfrutar de umas férias de verão em Chilterns" e voltarão ao serviço na devida altura, segundo o exército.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados