Fomos todos surpreendidos e agora Trubin tem de ser titular

17 jun, 16:34
Nicolae Stanciu (AP Photo/Ariel Schalit)

ROMÉNIA 3-0 UCRÂNIA || O guarda-redes que esta época foi titular do campeão europeu teve um jogo para esquecer. O selecionador ucraniano não tem desculpas para não colocar Trubin. Ah, e a Roménia fez um jogo quase perfeito quando ninguém o esperava

Um vertiginoso contra-ataque: o melhor do jogo

Sabíamos que este era o ponto forte dos romenos, mas não esperávamos que fosse tão forte. Dennis Man partiu totalmente a defesa ucraniana com as suas arrancadas, Nicolae Stanciu mandou no jogo ofensivo e Razvan Marin foi a estrela naquele meio-campo.

Esta vitória não é só demérito da Ucrânia: há que dar créditos à seleção romena, que soube defender e resistir nos primeiros minutos, em que sofreu pressão intensa, e não desperdiçou as suas grandes oportunidades. Aliás, os romenos souberam criar do nada os seus golos, como pudemos constatar nos dois primeiros.

Os romenos, com a primeira vitória em Europeus desde 2000, ficam agora em excelente posição para chegar à fase a eliminar. O próximo jogo, frente à Bélgica, não será nada fácil. No entanto, se jogarem como nesta segunda-feira, têm francas hipóteses de poder surpreender os Diabos Vermelhos.

O meu nome é Anatoliy e vou roubar o teu lugar: o pior do jogo

Andriy Lunin cometeu três grandes erros: no primeiro golo, foi displicente e colocou a bola em Dennis Man, que só teve de dar para Stanciu fazer um grande golo; perto do final da primeira parte, quando quase foi surpreendido por Stanciu, que tentou o golo olímpico; no segundo golo quando o remate de Razvan Marin passou por baixo dos seus braços.

Esperava-se muito mais do guarda-redes que foi titular durante grande parte da época no vencedor da Champions e da Liga Espanhola. Pior era quase impossível. Lunin sai de Munique muito debilitado e há um homem que pode aproveitar isso: Anatoliy Trubin.

O guarda-redes do Benfica não esconde a sua ambição em ser titular na seleção e no próximo jogo, frente à Eslováquia, pode ver o seu desejo realizado. Vamos ver se Serhiy Rebrov vai dar com a marreta em Lunin ou vai ser mais conservador e dar nova oportunidade ao guardião do Real Madrid.

Não temos dentes: a surpresa do jogo

Não foi só Lunin. Toda a equipa ucraniana esteve uns furos abaixo daquilo que devia e daquilo que vale. A juntar-se ao guarda-redes, Mudryk, Dovbyk, Tsygankov, Zinchenko, tudo jogadores que atuam nas maiores ligas, quase nem se viram e quando se viu alguma coisa foi deprimente.

Com esta derrota, complicaram muito as contas do apuramento para os oitavos de final. É imperativo vencer a Eslováquia por uma boa margem e tentar espremer um ponto contra a Bélgica, mas esta exibição não é nada animadora.

Não levava selo de golo, levava os correios inteiros: o momento do jogo

Os romenos marcaram dois golos de fora da área. Escolhemos o primeiro porque acreditamos que, com um guarda-redes competente na baliza, aquela bola não entraria.

O remate de Stanciu, contudo, tinha ‘golo’ escrito na bola em letras garrafais. Aqui, Lunin não tinha chances nenhumas. Ah, afinal tinha, se não tivesse errado o passe e colocado a bola em Dennis Man.

Euro 2024

Mais Euro 2024

Patrocinados