Estes foram todos os autogolos da fase de grupos do Euro 2024. Portugal foi o principal beneficiado

30 jun, 20:48
Euro 2024: Turquia-Portugal (UEFA via Getty Images)

Portugal foi a seleção mais privilegiada por estes golos nas próprias balizas. No primeiro jogo, a Chéquia fez o primeiro tento das quinas e, contra a Turquia, Cancelo e Ronaldo discutiam quando a bola entrou quase por magia nas redes turcas e serenou os ânimos

Os golos na própria baliza foram uma constante na fase de grupos do Euro 2024. Contra Portugal, tanto a Chéquia como a Turquia decidiram testar os reflexos dos guarda-redes e o esférico acabou no fundo das próprias redes. 

No total foram sete autogolos, mas este não é para já o campeonato da Europa com mais autogolos de sempre. O título de campeão dos golos na própria baliza vai para o Euro 2020, em que por 11 vezes a bola entra na baliza errada.

Veja todos os autogolos da fase de grupos do Euro 2024:

1. Antonio Rudiger – Alemanha 5-1 Escócia

No jogo inaugural do Euro 2024 - Grupo A ,1.ª jornada -, o defesa central da anfitriã Alemanha fez o único golo da Escócia perto do apito final. Mesmo sem remates, a a seleção escocesa marcou. Livre da esquerda, Scott McKenna cabeceia contra o Rudiger, que inadvertidamente a manda para a própria baliza.


2. Maximiilian Wober - Áustria 0-1 França

Na  1.ª jornada do Grupo D, foi o defesa central austríaco a testar o guarda-redes da própria equipa e a abrir o marcador. Tantas vezes o cântaro francês foi à fonte que a defesa austríaca acabou mesmo por facilitar. Uma primeira parte de sentido único, mas só um autogolo desfez o nulo no marcador.


3. Robin Hranáč - Portugal 2-1 Chéquia

Era a estreia de Portugal no Euro 2024 - 1.ª jornada do Grupo F - e o primeiro golo luso foi mesmo um autogolo. Ao 61.º ataque luso, Portugal conseguiu marcar o primeiro golo em Leipzig, mas só graças ao defesa checo Hranáč que colocou a bola no interior da própria baliza.


4. Klaus Gjasula - Croácia 2-2 Albânia

Na 2.ª jornada do Grupo B estava tudo empatado a 1-1 entre Croácia e Albânia, quando a tentativa de corte falhada de Gjasula voltou a restabelecer a vantagem croata. Budimir, na pequena área, passa para Sucic, que atira contra Djimsiti. O ressalto bate em Gjasula, que inadvertidamente coloca a bola na sua baliza.


5. Riccardo Calafiori - Espanha 1-0 Itália

À 2.ª jornada do Grupo B, acontecia aquele que era visto como o grande jogo da fase de grupos do Euros: a favorita Espanha e a campeã em título Itália mediam forças. Os espanhóis dominaram durante os 90 minutos, mas ultrapassar o gigante Donnarumma só foi possível graças ao defesa central italiano Riccardo Calafiori. O guardião italiano ainda defendeu o cruzamento/remate de Nico Williams, mas não conseguiu parar a joelhada do colega de equipa.


6. Samet Akaydin - Turquia 0-3 Portugal

Segundo jogo de Portugal no Euro 2024 - 2.ª jornada do Grupo F - e a história repetiu-se, Samet Akaydin desentendeu-se com o guarda-redes turco e o atraso acabou no fundo das redes da Turquia. Tudo isto, depois de João Cancelo ter tentado um passe em profundidade para Cristiano Ronaldo mal sucedido. Depois o momento algo irónico, em que os dois jogadores estão a discutir e percebem que o lance acabou mesmo em golo.


7. Donyell Malen - Países Baixos 2-3 Áustria

Na 3.ª jornada, a última, do Grupo D, a Áustria mostrou do que é capaz, naquele que é um dos melhores jogos do Euro 2024 até ao momento. Ainda assim, o marcador só foi aberto graças a um autogolo do extremo direito neerlandês. Nos primeiros seis minutos de jogo, os austríacos estiveram por cima e só se jogou no meio-campo neerlandês. Com a vitória, a Áustria passou para o primeiro lugar do Grupo D e qualificou-se para os oitavos de final ou em primeiro, à frente das seleções favoritas França e Países Baixos.

Relacionados

Euro 2024

Mais Euro 2024

Patrocinados