Os loucos e o destruidor de sonhos

25 jun, 20:34
Países Baixos - Áustria (Getty)

PAÍSES BAIXOS 2-3 ÁUSTRIA || Países Baixos 2-3 Áustria, o novo melhor jogo do Euro 2024

A vontade de vencer e a exibição austríaca em Berlim: o melhor

Quem viu o que esta tarde aconteceu em Berlim foi com uma certeza: esta Áustria nunca desiste. Chegou à última jornada do Grupo D no 3.º lugar, mas a jogar como favorita. Desculpem Turquia e Geórgia, mas este Países Baixos 2-3 Áustria é o novo melhor jogo do Euro 2024 até ao momento.

Desde o apito inicial até ao autogolo de Malen, só se viu Áustria no Estádio Olímpico e o bloco subido aliado à pressão alta após a perda da bola foi a chave para que houvesse festa em Viena. 

Autogolo de Malen | Países Baixos 0-1 Áustria

O resultado manteve-se inalterado até ao intervalo e começou a 2.ª parte de loucos. O Países Baixos empatam aos 47' por Gakpo, a Áustria responde aos 59' por Schmid, os neerlandeses voltam a empatar aos 78' por Depay e, desta vez passados apenas dois minutos, os austríacos voltam a chegar à vantagem aos 80' através da sua estrela maior Sabitzer. Esta Áustria não desiste, apresenta um bom futebol e com isso colocou França no caminho de Portugal nos quartos de final.

Gapko reduz | Países Baixos 1-1 Áustria

Com uma defesa desta não se pode sofrer assim: o pior

Os quatro elementos da defesa neerlandesa estão avaliados em 109 milhões de euros: Van Dijk é um dos melhores defesas centrais da atualidade, capitão do Liverpool e vale 30 milhões; Nathan Aké é lateral esquerdo do Man. City, também um dos melhores na sua posição e vale 40 milhões; Geertruida é uma jovem promessa do Feyernoord de 23 anos e vale 32 milhões e De Vrij pertence às fileiras do Inter Milão e, apesar da idade (32 anos) ainda está avaliado em 7 milhões.

Schmid marca | Países Baixos 1-2 Áustria

Em teoria, esta defesa que mistura talento, experiência e juventude deveria ser uma muralha praticamente impenetrável até para as principais favoritas à conquista do Euro 2024, mas parece que na Áustria foi descoberta a passagem secreta para a baliza de Verbruggen.

Sabitzer, o destruidor de sonhos: o momento

Memphis Depay fez o 2-2 aos 78', o lance foi inicialmente anulado, mas depois de o árbitro ver as imagens acabou validado. Houve festa neerlandesa e parecia que o golo do 10 da laranja mecânica tinha reacendido a esperança e a vontade de vencer entre os jogadores dos Países Baixos. Até que, dois minutos depois, uma personagem nova entrou nesta longa-metragem: Marcel Sabitzer, o destruidor de sonhos.

Depay volta a empatar | Países Baixos 2-2 Áustria

O golo de Sabitzer aos 80' voltou a colocar a Áustria em vantagem (3-2), mas mais que isso vergou o espírito neerlandês. Nos últimos dez minutos e os seis de compensação, as tulipas de todo o território dos Países Baixos murcharam tal como aconteceu a esperança de Depay, Gakpo, Van Dijk e restantes. Depois de os neerlandeses terem chegado ao empate - com muito custo -, Sabitzer só precisou de dois minutos, a sensação não há de ter sido nada agradável e todos o percebemos. 

O ponto final de Sabitzer | Países Baixos 2-3 Áustria

A Áustria acabou em 1.º lugar num grupo com Países Baixos e a favorita França: a surpresa

De acordo com a empresa especialista em estatística, Statista, as probabilidades antes do início do Euro 2024 davam apenas 1,3% de chance da Áustria vencer o troféu, ficando no 12.º lugar dos potenciais vencedores. França surgia na segunda posição com 19,1%, logo atrás da Inglaterra (19,9%), e os Países Baixos eram os sextos com maiores probabilidades de vencer com 5,1%, atrás de Portugal (9,2%). Passadas duas semanas desde o início do torneio, aqui estamos com a Áustria a passar aos oitavos de final no primeiro lugar do Grupo D.

Com esta brincadeira bonita de se ver, a Áustria atirou França para mesmo lado de Portugal na fase do "mata mata", como dizia Scolari. A seleção nacional ainda não conhece o adversário para os oitavos de final, apesar de as probabilidades apontarem para a Hungria, mas já é certo que se jogadores portugueses passarem a próxima fase vão encontrar a teoricamente poderosíssima França nos quartos de final, naquela que seria uma reedição da final de 2016.

Relacionados

Euro 2024

Mais Euro 2024

Patrocinados