Portugal
64'
0 - 1
Chéquia

Jamaicanos não querem Merlene Ottey nos 100 m

18 set 2000, 20:50

Atleta foi inscrita para a prova sem se qualificar

Os atletas jamaicanos realizaram hoje uma manifestação na zona internacional da aldeia olímpica de Sydney, protestando contra a provável participação da sua compatriota Merlene Ottey na prova de 100 m.  

Ottey, que não se qualificou para essa disciplina, devia correr apenas os 4x100 m, mas os responsáveis do seu país decidiram inscrevê-la também nos 100 m, o que obrigará ao afastamento da atleta que se sagrou campeã da Jamaica na distância, Peta-Gaye Dowdie. 

Os atletas jamaicanos empunharam cartazes com as palavras «Ottey out - Peta-Gaye in» e ameaçaram mesmo fazer greve à prova de estafetas, se a decisão fosse para a frente. Depois houve uma reunião entre atletas e responsáveis da delegação, na qual pode já ter havido um acordo.  

Ottey, 40 anos, prepara-se para disputar os seus sextos Jogos Olímpicos, ao longo dos quais arrecadou sete medalhas de prata. Depois de Atlanta, a eterna segunda classificada das provas de velocidade acusou doping - esteróides - e esteve suspensa um ano. 

O seu regresso coincidiu com as provas jamaicanas de selecção, mas Ottey foi quarta nos 100 m e ficou de fora. Desde então, Ottey manifestou sempre o desejo de competir de qualquer forma na disciplina, tendo ameaçado não participar na estafeta se não fosse aos 100 m.

Patrocinados