Tropas russas disparam sobre civis na fila para comprar pão em Chernihiv. 10 pessoas morreram

16 mar 2022, 17:25
Ponto de bloqueio ucraniano (Andrzej Lange/EPA)

Tropas russas dispararam contra pessoas que estavam na fila para o pão. É um segundo ataque do género nesta cidade desde o início da invasão

Um ataque das tropas russas a civis ucranianos fez dez mortos na cidade de Chernihiv, no norte do país.

Segundo a Suspilne, meio de comunicação ucraniano que avançou a informação, várias pessoas estavam “na fila para o pão” quando forças russas dispararam sobre elas. O incidente foi confirmado pela Embaixada dos Estados Unidos na capital ucraniana.

O ataque, que ocorreu por volta das 10:00 locais, é o segundo do género nesta cidade desde o início da invasão. No dia 3 de março, um bombardeamento aéreo, que também atingiu civis que queriam recolher bens alimentares, fez 47 mortos e dezenas de feridos.

Sobre este evento, a Amnistia Internacional, baseando-se em entrevistas e vídeos, não tem dúvidas que se tratou de um crime de guerra. “47 pessoas que estavam na fila para o pão perderam a vida com um ataque indiscriminado”, afirmou Pedro Neto, diretor-geral da Amnistia Internacional Portugal, no dia 10 de março.

Na tarde desta quarta-feira, os Serviços de Emergência ucranianos reportaram a morte de três pessoas num bombardeamento no mercado de Kharkiv. A Rússia ainda não comentou qualquer um destes incidentes, mas tem reiterado que as suas tropas não atacam civis.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados