Foi descoberto o local que dá cenário a Mona Lisa

13 mai, 23:12
Mona Lisa (AP)

Ann Pizzorusso descobriu o local que serviu de inspiração para Mona Lisa, questão existente há vários anos, com o apoio de topografia

Uma geóloga italiana pode ter encontrado a resposta para uma das questões que tem atormentado os especialistas em arte renascentista: “qual a inspiração para o fundo que está por detrás de Mona Lisa?”.

A ponte que se localiza por cima do ombro esquerdo de Mona Lisa, uma das obras mais famosas de Da Vinci, tem gerado várias dúvidas ao longo dos anos; com alguns historiadores de arte a acreditar que podia estar localizada em Bobbio, no norte de Itália, ou em Arezzo, a 80 quilómetros de Florença. 

Ann Pizzorusso, geóloga e estudiosa de arte renascentista, analisou a topografia da pintura de 1503 e descobriu que se tratava da paisagem de Lecco no século XIV, cidade italiana na região de Lombardia, no norte de Itália.

Ao contrário dos estudos realizados anteriormente, Pizzorusso observou mais do que apenas a ponte: focando-se no lago, na cordilheira e nas rochas, que foram peças-chave para a geóloga conseguir identificar a zona. “Todos falam da ponte, mas ninguém fala da geologia”, afirmou ao The Guardian.

Para confirmar a teoria, Pizzorusso deslocou-se até ao local e percorreu os trilhos outrora percorridos por Da Vinci 500 anos antes. A geóloga vai agora apresentar a sua descoberta numa conferência em Lecco.

Europa

Mais Europa

Patrocinados