Surovikin, o general "Armagedão" que está desaparecido, foi 'demitido'

23 ago 2023, 10:43
"Lealdades divididas". General Surovikin continua sem ser visto desde a rebelião do Grupo Wagner

O seu substituto, de acordo com a agência RIA Novosti, é o coronel-general Viktor Afzalov, atual chefe do Estado-Maior General das Forças Aeroespaciais

O general Sergei Surovikin, chefe das Forças Aeroespaciais da Rússia e conhecido pela proximidade ao líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, está afastado do cargo, segundo o diário russo RBC, ao qual uma fonte indicou a sua demissão.

“Ele está atualmente no meio de umas férias curtas”, disse uma fonte ao diário russo, enquanto uma segunda fonte afirmou que Surovikin foi demitido pelo Ministério da Defesa russo, decisão que não é conhecida oficialmente.

Surovikin, de 56 anos, conhecido como “General Armagedão” pelas campanhas de bombardeamentos que empreendeu na Síria, também deixou automaticamente de ser vice-comandante das forças russas que operam na Ucrânia como parte da invasão iniciada em fevereiro de 2022.

O general assumiu o comando daquelas tropas em outubro do ano passado, mas, depois de ordenar a retirada de parte da região ucraniana de Kherson, foi substituído em janeiro de 2023 pelo chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov.

O seu substituto, de acordo com a agência RIA Novosti, é o coronel-general Viktor Afzalov, atual chefe do Estado-Maior General das Forças Aeroespaciais. No entanto, esta solução é apenas temporária.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados