Exclusivo: general russo Surovikin era membro VIP secreto da Wagner - mas há mais nomes na lista

CNN , Matthew Chance
29 jun 2023, 21:43

Durante a curta duração da rebelião de Prigozhin, os combatentes da Wagner conseguiram tomar a cidade de Rostov-on-Don, no sul da Rússia, praticamente sem resistência do exército russo

Documentos partilhados exclusivamente com a CNN sugerem que o general russo Sergey Surovikin era um membro VIP secreto do grupo paramilitar Wagner. 

Os documentos, obtidos pelo centro de investigação russo Dossier Center, mostram que Surovikin tinha um número de registo pessoal na Wagner. Surovikin consta da lista juntamente com pelo menos 30 outros altos funcionários militares e dos serviços secretos russos, que, segundo o Dossier Center, são também membros VIP da Wagner. 

Surovikin não é visto em público desde sábado, altura em que publicou um vídeo em que pedia ao líder da Wagner, Yevgeny Prigozhin, que pusesse fim à insurreição. Desde então, o seu paradeiro permanece desconhecido.

Surovikin é um comandante condecorado da Força Aérea Russa e ficou conhecido como "General Armagedão" pelas suas táticas implacáveis de bombardeamento de cidades na Síria.

O Grupo Wagner não respondeu ao pedido de esclarecimentos da CNN. Não se sabe, por isso, ao certo o que implica a condição de membro VIP da Wagner, nomeadamente se existe algum benefício financeiro. 

Sabe-se que Surovikin tinha ligações ao grupo de mercenários, mas os documentos levantam questões sobre a proximidade entre membros superiores das forças armadas russas e a Wagner. 

Durante a curta duração da rebelião de Prigozhin, os combatentes da Wagner conseguiram tomar a cidade de Rostov-on-Don, no sul da Rússia, praticamente sem resistência do exército russo.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados