Resultado final: AD vence eleições e elege 80 deputados. Chega consegue 50

21 mar, 00:41
Luís Montenegro após vitória (Lusa)

PSD e PS ficam empatados com 78 deputados, mas os dois eleitos pelo CDS fazem a diferença

Já são conhecidos os resultados finais das eleições de 10 de março. A tendência verificou-se e o Chega venceu os círculos da emigração, conseguindo até um resultado melhor que os outros dois concorrentes, ao eleger dois dos quatro mandatos atribuídos aos círculos Europa e Fora da Europa. No gráfico abaixo pode fazer o comparativo entre 2022 e 2024.

Confirma-se, também, que a Aliança Democrática (AD) é a vencedora das eleições, ficando três deputados à frente do PS, com 80, enquanto os socialistas conseguiram 78 mandatos, sendo que Augusto Santos Silva, que era cabeça de lista pelo círculo Fora da Europa, vai mesmo ficar fora do Parlamento.

Resultados apurados, a AD fica à frente, sendo que PSD e PS têm os mesmos 78 deputados, mas a coligação de direita adiciona os dois mandatos do CDS.

Em terceiro lugar fica o Chega, com um número redondo, confirmando a grande ascensão nestas eleições e mais do que quadriplicando o resultado de 2022.

Segue-se a Iniciativa Liberal, com oito deputados, um resultado igual ao de há dois anos. Igual fica também o Bloco de Esquerda, com os mesmos cinco deputados.

Já a CDU vê confirmada mais uma quebra, reduzindo de seis para quatro deputados, ao passo que o Livre faz o trajeto contrário, elegendo um grupo parlamentar e passando de um a quatro deputados.

Por último, o PAN mantém Inês de Sousa Real como deputada única.

Decisão 24

Mais Decisão 24

Patrocinados