Ucrânia e Rússia estão a planear encontro para conversações de paz. Kiev quer Jerusalém, Moscovo aponta Minsk

25 fev 2022, 22:51
Um civil armado é visto nas ruas de Kiev. Muitos voluntariaram-se para proteger a cidade Foto: Daniel Leal/AFP via Getty Images

Porta-voz da presidência diz que a Ucrânia nunca se recusou a negociar ao contrário do que foi dito pelo opositor

A Ucrânia e a Rússia estão, neste momento, a decidir o local e a hora para se sentarem à mesa para conversações de paz, disse o porta-voz do presidente ucraniano.

Segundo Sergii Nykyforov, a "Ucrânia estava e está pronta para conversar com a Rússia sobre um cessar-fogo e sobre a paz", refutando ainda as acusações de que teria recusado negociar com a Rússia o fim da guerra.

"Neste momento, as partes estão a escolher o local e a hora para as conversações. Quanto mais depressa tiverem início maiores as possibilidades de voltarmos à vida normal", disse ainda.

Ucrânia pediu ao primeiro-ministro de Israel para mediar as negociações

O presidente da Ucrânia pediu ao primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, para acolher e mediar as negociações com a Rússia, disse à CNN o embaixador ucraniano em Israel.

"O nosso presidente acredita que Israel é o único Estado democrático que tem boas relações tanto com a Rússia como com a Ucrânia e que pode ajudar a facilitar as negociações", disse esta noite Yevgen Korniychuk.

O embaixador diz que a Kiev prefere Jerusalém a Minsk, porque a Bielorrússia é um aliado muito próximo da Rússia e a Ucrânia "não acredita na legitimidade" do presidente Alexander Lukashenko.

"Acreditamos que Jerusalém é um bom local para o fazer", sublinhou Yevgen Korniychuk.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados