Sporting: onze penalties a favor

28 jan 2002, 12:41

Todas as contas

O Sporting é, dos cinco primeiros, o que mais vezes dispôs da melhor oportunidade que o futebol dá a quem quer fazer golos: a grande penalidade. 

Em 20 jornadas, os «leões» dispuseram de onze penalties e concretizaram nove. Os dois pontas-de-lança, Niculae e Jardel, falharam um castigo máximo cada. 

O romeno desperdiçou essa oportunidade no Restelo, logo na segunda jornada, e o Sporting perdeu «feio»: 3-0. O brasileiro permitiu que Vítor Baía brilhasse na partida com o F.C. Porto, nas Antas, mas, caso raro, teve uma segunda oportunidade no mesmo jogo e fez a festa. Nos dois casos, a equipa de Bölöni não conseguiu vencer. 

Outro pormenor: o Sporting beneficiou de grandes penalidades em duas séries de três jogos consecutivos (4ª, 5ª e 6ª e 11ª, 12ª e 13ª jornadas). O jogo mais curioso aconteceu à 11ª jornada, em Vidal Pinheiro. Os «leões» converteram uma grande penalidade e viram o adversário falhar um lance igual. 

Esta temporada, na I Liga, apenas em quatro ocasiões o Sporting foi confrontado com uma grande penalidade contra. Toy permitiu a defesa de Tiago, no tal jogo da 11ª jornada, as restantes três terminaram mesmo no fundo da baliza verde. Números finais: nove golos conseguidos de g.p., contra três encaixados. 

A última grande penalidade, em Alverca, foi das mais polémicas, mas as duas quedas de João Pinto nas Antas originaram maior discussão, ampliada pelas declarações de Octávio machado. 

De facto, João Pinto do Sporting é o jogador que mais vezes esteve envolvido em lances que acabaram em grande penalidade: sofreu cinco das onze faltas. Niculae protagonizou três, Luís Filipe uma, outra resultou de mão do adversário e Jardel esteve envolvido na mais discutida. Foi na Luz e ao lado estava Caneira. Lembram-se?

Patrocinados