Duelo das Antas excitou plateia

21 jul 2000, 22:56

Momento mais aplaudido da noite O sorteio dos campeonatos profissionais, em Gondomar, ficou marcado pelo anúncio de que a I Liga abrirá com um F.C. Porto-Benfica.

O anúncio de um F.C. Porto-Benfica logo à primeira jornada foi o momento mais aplaudido do sorteio dos campeonatos profissionais esta noite realizado no Auditório Municipal de Gondomar.  
 
Quando João Paulo Meneses, o apresentador da cerimónia, deu a boa nova, a plateia, quase exclusivamente composta por representantes dos clubes que participam nas I e II Ligas, não se conteve e ouviu-se uma reacção de grande contentamento.  
 
Mendes Pinto, vice-presidente do Benfica para a área jurídica, revelou-se satisfeito com tal sorte dos encarnados - e nem sequer teme que o primeiro jogo seja logo nas Antas: «Acho que é bom que isto tenha acontecido, porque causa impacto e traz emoção à prova. Recordo que o Benfica empatou 3-3, há uns anos, nas Antas, num jogo que ainda tenho na memória e que abriu o campeonato».  
 
Notadas foram as ausências de representantes da SAD do F.C. Porto. Do Sporting esteve presente o secretário-técnico Porfírio Amorim.  
 
A noite de Valentim  
 
Mas o homem mais satisfeito da noite era Valentim Loureiro. E o caso não era para menos - presidente da Liga, organismo que promove os campeonatos profissionais, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, concelho que acolheu o sorteio. «O próximo campeão nacional que não se esqueça que tudo começou em Gondomar...», referiu, no final, o major, com um sorriso de orelha a orelha.  
 
Na sua qualidade de duplo anfitrião, ofereceu a Gilberto Madaíl, o presidente da FPF, um quadro em filigrana - «a especialidade de Gondomar» - em homenagem à prestação portuguesa no Euro-2000.  
 
Para Valentim Loureiro, «o sorteio correu bem e só mostrou a eficácia organizativa da Liga». O presidente da Liga desejou que este campeonato seja «tão competitivo como foi o da época passada», vontade partilhada, aliás, pelo líder da Federação. Gilberto Madaíl acha que esta pode ser «a temporada da afirmação do futebol português, não só no aspecto desportivo, mas, sobretudo, no capítulo organizativo».  
 
Derby minhoto gera expectativa  
 
Se o F.C. Porto-Benfica é, sem dúvida, o jogo-cartaz da jornada inaugural, o Braga-Guimarães destaca-se como o segundo encontro mais interessante. João Gomes Oliveira, presidente bracarense, e Neno, director-desportivo dos vimaranenses, estão de acordo - vai ser um duelo de desfecho imprevisível: «É óptimo que um jogo deste calibre seja logo na primeira jornada, porque permite que os emigrantes, que ainda estarão de férias nessa altura, possam estar no estádio», observou Gomes Oliveira. Neno sublinha que os minhotos «já têm um derby de alto nível» e está convicto de que isso será provado uma vez mais.  

Patrocinados