Saiba tudo sobre o Euro aqui

Alverca-V. Guimarães, 1-3 (reportagem)

12 set 2000, 00:12

«Foi um passo importante», disse Autuori Paulo Autuori ficou satisfeito com o resultado mas recusou entrar em euforias. Jesualdo Ferreira não está preocupado em relação ao futuro.

O Vitória de Guimarães venceu o Alverca por 3-1 e Paulo Autuori era no final do encontro um treinador satisfeito, mas que se recusou a entrar em euforias. «Este foi um passo importante em termos anímicos e psíquicos», diz o técnico que lembra haver a tendência de se analisar o momento «mas temos de analisar o todo. O campeonato é longo. Temos de ver no fim». 

O treinador refere que a espera para o jogo «foi difícil. Houve a paragem no campeonato e o Guimarães e o Alverca encerraram a 3ª jornada. As duas equipas ainda não tinham vitórias e isso dificultou porque estavam ansiosas por fazer um bom resultado». 

O Vitória de Guimarães nunca tinha vencido no terreno do Alverca e fala-se em quebra de tradição, mas Autuori lança a questão: «Há quanto tempo o Alverca está na I divisão? Três anos? Não se pode falar em tradição». 

O técnico não deixa de falar na expulsão de Frederick Soderstrom, por acumulação de amarelos: «O Frederick foi expulso. Um erro não apaga outro erro. O Frederick errou, foi um erro grosseiro. O jogador do Alverca teve uma entrada dura e devia ter sido afastado». 

Questionado sobre a prestação de alguns dos seus jogadores, Paulo Autuori continua a valorizar o todo: « Não individualizo. A equipa teve uma atitude positiva no todo. É forte e mostra que não se vai deixar abater». 

Jesualdo Ferreira mostra-se inconformado com o resultado: « Não ganhámos. O Guimarães entrou melhor no jogo, teve os primeiros dez minutos em que dominou, nós fomos gradualmente subindo de rendimento e conseguimos equilibrar. O golo surgiu quando dominávamos. O resultado foi injusto porque estivemos ao nível do Guimarães e, em alguns momentos, dominámos a partida». 

Este mau início de campeonato não atormenta o técnico que diz não estar «preocupado em relação ao futuro. Esta equipa vai ganhar jogos. Joga bem e tem uma clara intenção atacante. Falta algum trabalho, maturidade e calma». Referindo ainda que «o Vitória controlou melhor os níveis de ansiedade». 

Para uma equipa que necessita de vitórias o calendário não poderia ser pior, o Alverca tem duas deslocações difíceis nas próximas duas jornadas: Alvalade e Braga. No entanto, Jesualdo Ferreira diz que «o jogo com o Sporting vem numa boa altura. Vamos bater-nos até aos limites para ganhar». E lembra que por essa perspectiva este também seria um jogo muito difícil: «Perdemos hoje com uma equipa que, segundo dizem, é candidata à Europa». 

Jesualdo Ferreira

Patrocinados