Charles Michel faz visita surpresa a Kiev, "no coração de uma Europa livre e democrática"

20 abr 2022, 08:45

A CNN Portugal está a acompanhar a visita do presidente do Conselho Europeu à Ucrânia. Charles Michel vai encontrar-se com Volodymyr Zelensky e visitar a cidade de Borodyanka

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, fez esta quarta-feira uma visita inesperada à Ucrânia, numa altura em que a Rússia lança uma nova ofensiva no leste do país.
 
"Em Kiev hoje", anunciou o chefe do Conselho Europeu, que representa os 27 estados membros da União Europeia, numa publicação no Twitter, acompanhada por uma fotografia na estação de comboio da capital ucraniana.

 "No coração de uma Europa livre e democrática", escreveu.

Charles Michel foi recebido pela vice-primeira-ministra ucraniana e ministra da Integração Europeia, Olha Stefanishyna.

Charles Michel encontra-se com Volodymyr Zelensky

A CNN Portugal, a única equipa de reportagem a acompanhar a chegada do líder do Conselho Europeu, seguiu com a comitiva em visita à cidade de Borodyanka e a locais destruídos.

Charles Michel em Borodyanka (CNN Portugal)

Após a visita a Borodyanka, o presidente do Conselho Europeu regressou a Kiev para a reabertura da delegação europeia, onde também estiveram presentes vários embaixadores de países que reabriram as suas embaixadas.

Para esta quarta-feira prevê-se ainda um encontro entre Charles Michel e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Presidente do Conselho Europeu na reabertura da delegação da UE em Kiev

Portugal não vai, para já, seguir o exemplo

Charles Michel não é a primeira figura do Executivo da UE a deslocar-se à Ucrânia desde que a Rússia lançou uma ofensiva militar: aiás, desde o início do conflito, Zelensky já recebeu no seu país cinco líderes europeus e nos próximos dias é a vez de receber o primeiro-ministro espanhol.

No dia 16 de março, os primeiros-ministros da República Checa, Polónia e Eslovénia viajaram para a capital ucraniana em representação do Conselho Europeu, numa primeira visita de líderes estrangeiros ao país desde o início da invasão russa - um ato de "coragem", nas palavras de Zelensky, que agradeceu o apoio dos líderes europeus.

Já a dia 8 de abril, foi a vez da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, que partiram nesse dia para Kiev. O primeiro local da visita dos líderes europeus foi Bucha, poucos dias depois da divulgação das imagens do massacre naquela cidade, localizada nos arredores da capital ucraniana. Esta visita ficou ainda marcada pela entrega a Zelensky do questionário necessário para a decisão sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia.

No dia seguinte, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apareceu de surpresa em Kiev, tendo percorrido mais de 640 quilómetros de carro até chegar a à capital ucraniana, onde prometeu sanções contra a Rússia "semana a semana".

Para já Portugal não deverá seguir estes exemplos. Questionados pela CNN Portugal, os gabinetes do chefe de Estado e do primeiro-ministro portugueses dizem não estar prevista qualquer viagem para Kiev, numa altura em que o parlamento se prepara para receber (ainda que à distância) Volodymyr Zelensky, numa sessão solene prevista para esta quinta-feira.

Europa

Mais Europa

Patrocinados