A nova arma da Ucrânia contra a Rússia? Lego

CNN , Roy Schwartz
3 jul, 09:00
Lego da Ucrânia #UKRAINEinLEGObricks. UNITED24

OPINIÃO || Uma criação Lego do palácio Khan da Crimeia foi lançada no mês passado, como parte da campanha do segundo conjunto, #UKRAINEinLEGObricks. UNITED24

Nota do editor: Roy Schwartz é um historiador e crítico da cultura pop. Siga-o no Twitter, Instagram e Facebook e em royschwartz.com. As opiniões expressas neste artigo são de sua autoria.

Dos EUA e da Alemanha à Polónia e à Ucrânia, muitos criadores têm oferecido o seu tempo e talento para apoiar a United24, a plataforma oficial de angariação de fundos da Ucrânia, recriando monumentos ucranianos como conjuntos Lego únicos. Estes conjuntos não estão disponíveis para compra; só podem ser ganhos através de sorteio, mediante um donativo de 24 dólares [22,5 euros] ou mais para a United24, sendo as contribuições destinadas à reconstrução de estruturas destruídas e a outros esforços de socorro no âmbito da atual guerra defensiva do país contra a Rússia.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criou a United24 como uma iniciativa pessoal para atrair mais ajuda internacional através de projectos de angariação de fundos de apelo maciço, tais como jogos de futebol, espectáculos artísticos, vídeos musicais, celebridades embaixadores e até um centro de donativos no Minecraft, com uma recriação virtual das minas de sal de Soledar, na Ucrânia.

De acordo com a coordenadora da United24, Yaroslava Gres, o nome United24 vem do "objetivo da iniciativa de prestar assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana... em apoio à Ucrânia" - mas o número 24 tem uma conotação ainda mais profunda para os ucranianos. 24 de agosto é o Dia da Independência da Ucrânia e a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

Gres contou-me que a United24 angariou mais de 650 milhões de dólares [605 milhões de euros] desde o seu lançamento em maio de 2022, com doadores de 110 países a ajudar a reconstruir cinco hospitais, 18 edifícios residenciais, 24 pontes e a comprar 240 ambulâncias e 659 geradores hospitalares. As doações também ajudaram a financiar sistemas de defesa contra drones suicidas e dezenas de milhares de drones ucranianos, e a desenvolver robôs de campo de batalha.

No meio de preocupações com a corrupção endémica do governo ucraniano, incluindo um recente escândalo de aquisição de armas, a angariação de fundos da United24 é assegurada pela empresa internacional de contabilidade Deloitte, que tem oferecido os seus serviços pro bono.

No mês passado, os EUA enviaram à Ucrânia 275 milhões de dólares [256 milhões de euros] em assistência militar, como parte de um pacote de ajuda militar de longo prazo de 6 mil milhões de dólares [5,6 mil milhões de euros] anunciado no final de abril. Até à data, os EUA enviaram um total de 175 mil milhões de dólares [163 milhões de euros] à Ucrânia. Mas, de acordo com um relatório do Conselho de Relações Externas, o apoio humanitário representa apenas 2,9 mil milhões de dólares [2,7 mil milhões de euros] desse montante. O Banco Mundial estimou recentemente que, entre fevereiro de 2022 e dezembro de 2023, o total de danos causados às infraestruturas e à economia ucranianas foi de 152 mil milhões de dólares [142 mil milhões de euros].

Gres disse-me que 391 escolas foram destruídas e 3.282 danificadas, exigindo quase 14 mil milhões de dólares [13 mil milhões de euros] para a sua reconstrução, sendo necessários mais 14 mil milhões de dólares para reconstruir e reparar instalações médicas.

Na imagem, em miniatura Lego, está a Porta Dourada de Kiev, lançada como parte da segunda vaga de réplicas de monumentos ucranianos da United24. UNITED24

À medida que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia se aproxima do seu 30º mês, em agosto, a atenção do mundo tem-se desviado para o Médio Oriente e para as próximas eleições nos EUA. O United24 espera manter o foco na luta pela sobrevivência da Ucrânia, uma luta que não está a correr bem - nos últimos meses, a Rússia capturou e recapturou locais estratégicos, no seu avanço mais rápido desde o início da guerra.

A Lego é, sem dúvida, o melhor brinquedo alguma vez inventado, mas um brinquedo não deixa de ser uma escolha estranha para uma campanha de fundos de guerra. E, no entanto, tem ajudado a apoiar a Ucrânia desde o início. Em março de 2022, um mês após o início da guerra, e novamente em setembro de 2022, a Fundação Lego doou cerca de 30 milhões de dólares [28 milhões de euros] para ajudar a reconstruir escolas e outras instituições de ensino na Ucrânia, bem como para prestar assistência educativa a refugiados ucranianos noutros países.

Em março de 2022, o fabricante de brinquedos Citizen Brick, sediado em Chicago, angariou mais de 145 mil dólares [135 mil euros] para a Ucrânia com uma minifigura personalizada de Zelensky baseada em Lego.

A inspiração para uma campanha Lego veio destas iniciativas e da Lego Architecture, uma linha de conjuntos para adultos que recria marcos icónicos. Segundo Gres, "se inclui a... Torre Eiffel, a Ponte de Londres e a Estátua da Liberdade... porque é que não pode ter o Monumento à Pátria de Kiev?"

A primeira vaga de conjuntos da United24, lançada em novembro de 2023, é intitulada #LEGOWITHUKRAINE, que inclui a Mãe Ucrânia de Kiev, o Ninho de Andorinha da Crimeia e a Antiga Torre de Água de Mariupol. A segunda vaga, #UKRAINEinLEGObricks, lançada no mês passado, inclui a Porta Dourada de Kiev, o Palácio Khan da Crimeia, o Castelo Pidhirtsi do Oblast de Lviv, a Ópera Académica Nacional de Odesa e o Observatório Astronómico de Mykolaiv.

O Observatório Astronómico de Mykolaiv é apresentado na segunda vaga de recriações de monumentos da Lego. UNITED24

Todos os modelos são feitos com peças Lego autênticas, embora a empresa Lego não esteja associada ao projeto nem aos artistas que constroem os conjuntos. Cada um dos cinco modelos da segunda vaga está disponível em três conjuntos, o que significa que os doadores têm a possibilidade de ganhar 1 de 15 conjuntos.

Os doadores podem escolher em qual das rifas de conjuntos querem participar e, segundo Gres, qual dos cinco objectivos da United24 o seu donativo apoia - defesa, desminagem humanitária, ajuda médica, reconstrução da Ucrânia ou educação e ciência - embora as receitas da segunda vaga revertam todas para a reconstrução da Escola Velykokostromska, um jardim de infância e uma escola primária em Dnipropetrovsk Oblast, que foi bombardeada em outubro de 2022.

Mark Segedie é um artista americano de Lego de Chicago e o criador do conjunto do Castelo de Pidhirtsi. "Esta foi uma forma única de combinar a minha paixão pela Lego com uma causa muito digna - ajudar a reconstruir uma escola destruída... Graças a este projeto, 250 crianças na Ucrânia poderão voltar a estudar", disse-me.

Demorou cerca de 80 horas a conceber e a construir o cenário, depois de ter selecionado o marco que queria recriar, e cinco meses a terminar o projeto. "Foi um desafio incrível conseguir a escala e os ângulos correctos do castelo", diz. "Desafiou-me realmente. Sinto que consegui expandir as minhas capacidades de construção em Lego, contribuindo ao mesmo tempo para uma grande causa."

Eric Law, outro artista americano de Lego, criou o conjunto da Golden Gate. Disse-me que tinha ouvido falar do projeto pela primeira vez num site de fãs de Lego chamado The Brothers Brick e "aderiu porque quando vi a Golden Gate pensei que seria um edifício interessante para construir. ... mas depois de ler a história do edifício, apaixonei-me pela ideia de o construir".

Demorou um mês a desenhá-la digitalmente, a primeira vez que o fez num computador, e depois mais uma semana para construir o cenário. "A forma é cheia de arcos", diz-me, "e para conseguir a forma correcta foram necessárias seis vezes de reconstrução".

"Vivo numa zona perto de Tacoma que tem uma grande comunidade de ucranianos. Também trabalho com muitos", continuou Law. "Quando tive o modelo, mostrei-o a eles e ver a expressão dos seus rostos é realmente uma alegria."

Gres diz que, embora espere que haja uma terceira vaga de conjuntos Lego, "por agora, estamos a concentrar-nos em atrair a atenção para a segunda vaga".

O caminho que a Ucrânia tem pela frente é difícil e incerto, mas pode reconstruir-se com a ajuda de pequenas peças de brinquedo.

Europa

Mais Europa

Patrocinados