Biden está a ponderar se deve continuar a candidatura à presidência dos EUA

3 jul, 15:59
Joe Biden reage à morte de Alexei Navalny (Evan Vucci/AP)

Sondagens indicam um claro favoritismo para Donald Trump e o desastre no debate presidencial só piorou. Ações de fim de semana pode ser decisivas

O presidente dos Estados Unidos confirmou a um aliado próximo que está a par de que a sua candidatura a mais um mandato pode não ser bem-sucedida, encontrando-se atualmente a avaliar se deve prosseguir como o candidato democrata às eleições de novembro. A notícia é avançada pelo The New York Times.

A Casa Branca veio prontamente desmentir este cenário. A porta-voz da presidência norte-americana, Karine Jean-Pierre, referiu que uma desistência de Joe Biden não está em cima da mesa.

Os próximos dias serão decisivos, escreve a publicação norte-americana, uma vez que será a partir dessa avaliação que o ainda presidente decidirá se continua mesmo na corrida presidencial.

Em causa está, além de todas as sondagens a indicar um claro favoritismo para Donald Trump, o péssimo desempenho de Joe Biden no debate presidencial transmitido pela CNN, e no qual o democrata se mostrou errático.

A mesma fonte refere que Joe Biden continua profundamente empenhado na corrida eleitoral, mas que também sabe que as próximas aparições públicas, nomeadamente a entrevista com George Stephanopoulos na ABC e as ações de campanha de fim de semana na Pensilvânia e no Wisconsin, têm mesmo de correr bem.

"Ele sabe que se tiver mais dois eventos daqueles [a correrem mal], estamos num lugar diferente", disse a mesma fonte, referindo-se à forma lenta e aparentemente pouco focada como Joe Biden encarou o debate.

Esta é a primeira vez que há uma confirmação de que o presidente está a pensar seriamente a sua candidatura, sendo que nenhum dos outros putativos candidatos - Kamala Harris e Pete Buttigieg aparecem à frente - estão propriamente bem colocados. De resto, uma sondagem divulgada esta terça-feira pela CNN dava conta de que, apesar de muito mal posicionado, Joe Biden ainda seria o melhor nome para avançar em novembro contra Donald Trump.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados