Governantes da Polónia, República Checa e Eslovénia foram a Kiev mostrar o apoio da União Europeia. "Com amigos assim, a Ucrânia pode vencer", agradeceu Zelensky

16 mar 2022, 00:04
Zelensky reúne-se com primeiros-ministros polaco, esloveno e checo (TELEGRAM/Zelensky)

A visita dos chefes do executivo polaco, checo e esloveno mereceu elogios da parte de Zelensky, que salientou a coragem dos políticos ao rumarem a Kiev, cidade que acordou esta terça-feira com vários bombardeamentos

Os primeiros-ministros da República Checa, Polónia e Eslovénia viajaram esta terça-feira para a capital ucraniana, Kiev, palco de ataques russos nas últimas horas, para se encontrarem com o presidente Volodymyr Zelensky e com o primeiro-ministro Denys Chmygal, em representação do Conselho Europeu.

Horas depois da chegada dos primeiros-ministros da Polónia (Mateusz Morawiecki), República Checa (Petr Fiala) e Eslovénia (Janez Jansa) a Kiev, Zelensky, partilhou um vídeo da reunião e dirigiu uma mensagem aos visitantes:

"A vossa visita a Kiev neste momento difícil para a Ucrânia é um testemunho poderoso de apoio, que apreciamos verdadeiramente", escreveu.

No final do encontro, a Polónia defendeu o envio de uma missão de paz para a Ucrânia. "Penso que é necessário ter uma missão de paz - a NATO, possivelmente alguma estrutura internacional mais ampla - mas uma missão que se possa defender e que operará em território ucraniano", disse o vice-primeiro-ministro polaco, Jaroslaw Kaczynski, que também integrou a comitiva que se deslocou à capital ucraniana.

A visita dos chefes do executivo polaco, checo e esloveno mereceu elogios da parte de Zelensky, que salientou a coragem dos líderes políticos ao rumarem a Kiev, cidade que acordou esta terça-feira com vários bombardeamentos - o que, nas palavras do presidente ucraniano, mostra que "a Rússia está a apertar o cerco".

O chefe de Estado ucraniano diz que "confia verdadeiramente" nos seus aliados e que está "100% seguro" de que deste encontro sairá um resultado positivo, assinalando o "apoio maravilhoso" destes países, numa altura em que "tantos embaixadores deixaram o país" com receio da invasão russa.

"O mais importante é que realmente confiamos nestes líderes. Quando falamos sobre as garantias de segurança, sobre o nosso futuro na União Europeia ou quando falamos sobre a política de sanções, temos 100% certeza de que o que estivermos a discutir, o que falamos, isso terá um resultado positivo para o nosso país", disse Zelensky, que sublinhou ainda que "com amigos assim" a Ucrânia "pode ​​vencer".

Horas depois do final da reunião, o presidente ucraniano divulgou uma publicação no Facebook na qual apelou para que "todos os amigos da Ucrânia" visitem a capital.

"Convido todos os amigos da Ucrânia a visitar Kiev. Pode ser perigoso, porque o nosso céu ainda não está fechado aos mísseis e aviões russos. A decisão de fortalecer o nosso arsenal aéreo ainda não foi aprovada. Não conseguimos nenhum avião. Mas as visões de todas as pessoas do mundo estão agora focadas na nossa capital, nos ucranianos", escreveu.

A visita dos três primeiros-ministros foi anunciada na manhã desta terça-feira pelo Governo polaco, que, em comunicado, precisou que a deslocação tinha como objetivo “reafirmar o apoio sem equívocos do conjunto da União Europeia à soberania e à independência da Ucrânia e apresentar um vasto conjunto de medidas de apoio ao Estado e à sociedade ucranianas".

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados