Von der Leyen entrega a Zelensky questionário para adesão à UE e promete parecer dentro de "semanas"

8 abr 2022, 18:46
Ursula von der Leyen entrega questionário que dá início ao processo de adesão da Ucrânia à UE (AP Photo/Adam Schreck)

Presidente da Comissão Europeia e o chefe da diplomacia europeia viajaram esta sexta-feira para Kiev, onde se reuniram com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e entregaram um questionário que serve como ponto de partida para a decisão sobre a adesão à UE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou esta sexta-feira à Ucrânia para uma reunião com o presidente Volodymyr Zelensky, onde foi dado "o primeiro passo positivo" para a adesão do país à União Europeia (UE).

"Hoje estamos aqui para dar à Ucrânia o primeiro passo positivo para a adesão à UE", disse Von der Leyen, em conferência de imprensa conjunta com o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, que também viajou para Kiev, e Zelensky.

Von der Leyen entregou a Zelensky um questionário que será o ponto de partida para que os membros da UE decidam sobre a adesão da Ucrânia ao bloco europeu. "Penso que [esta decisão] não demorará anos, como é costume, mas sim semanas", sublinhou a presidente da Comissão Europeia.

Zelensky garantiu que enviaria as respostas dentro de uma semana.

A líder da Comissão Europeia lembrou ainda os cinco pacotes de sanções que já foram implementados pela UE contra a Rússia, salientando que "Moscovo vai entrar em declínio", quer ao nível económico, financeiro e tecnológico, "enquanto a Ucrânia está a caminhar para um futuro europeu".

Na mesma conferência de imprensa, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, disse esperar que "nos próximos dias" a UE consiga enviar 500 milhões de euros à Ucrânia para a compra de armas.

Von der Leyen e Josep Borrell viajaram esta sexta-feira para a Ucrânia, no mesmo dia em que o Conselho da União Europeia, presidido este semestre pela França, adotou o quinto pacote de sanções à Rússia pela sua contínua agressão militar contra a Ucrânia, que contempla a proibição de importação de carvão, madeira e vodka.

A visita a Bucha, nos arredores de Kiev, foi a primeira paragem da viagem dos líderes europeus, cidade onde "a humanidade ficou despedaçada", disse Von der Leyen, perante o cenário de destruição com que se deparou. 

"Os responsáveis por estas atrocidades vão ser entregues à Justiça. A vossa luta é a nossa luta. Hoje estou em Kiev para vos dizer que a Europa está do vosso lado", disse Von der Leyen numa publicação no Twitter.

Europa

Mais Europa

Patrocinados