Oficial: Zelensky fala no Parlamento português a 21 de abril

13 abr 2022, 11:57
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, numa declaração ao país transmitida em vídeo (AP)

Sessão solene vai começar ao início da tarde. PCP está contra o evento

O presidente ucraniano vai discursar para a Assembleia da República pelas 15h de 21 de abril. O Governo e Marcelo Rebelo de Sousa vão marcar presença no evento, pelo facto de se tratar de um chefe de Estado estrangeiro a dirigir-se ao Parlamento.

A conferência de líderes aprovou na semana passada o convite ao presidente ucraniano para discursar numa sessão solene no Parlamento português, sendo que o PCP pronunciou-se contra. Os comunistas, que culpabilizam a Ucrânia pela invasão russa, consideram que a presença do líder ucraniano contribui para escalar o conflito.

Volodymyr Zelensky tem vindo a discursar em parlamentos de todo o mundo. Os seus discursos contemplam sempre uma referência a eventos ou símbolos nacionais de cada país, algo que se deve provavelmente repetir no discurso que vai proferir para o Parlamento.

Zelensky costuma também aproveitar os discursos ora para mostrar provas da agressão russa, como quando passou um vídeo no congresso norte-americano em que mostra ataques russos a civis, ora para pedir mais sanções e armamento.

Europa

Mais Europa

Patrocinados