5 coisas que importam hoje: TAP, Covid-19, Taça de Portugal, Saúde e Educação

Qua, 22 dez 2021

Mais restrições e menos batatas fritas. Enquanto António Costa anunciava as novas medidas de combate à pandemia para a altura no Natal, o Japão metia travão nas doses de batatas (até ao final do ano) por causa de problemas no abastecimento. Estas e outras cinco notícias que precisa de ler esta quinta-feira. Bom dia!

 

Ovo de dinossauro fossilizado encontrado na província chinesa de Jiangxi contém um embrião de 27 centímetros (Cortesia Darla Zelenitsky)

1. TAP

A TAP chegou a acordo com a Comissão Europeia para o plano de reestruturação. Bruxelas autoriza a companhia aérea a ficar com uma dimensão de operação aérea próxima da atual, mas perderá 18 slots (nove duplas, de aterragem e descolagem) no aeroporto de Lisboa. A injeção de capital do Estado vai tornar a TAP ainda mais pública, mas o governo admite desde já a necessidade de integrar a companhia aérea numa aliança estratégica através de um processo de privatização a realizar ainda durante o plano de reestruturação agora aprovado por Bruxelas, e que dura até 2025.

2. Covid-19

No Natal de 2020 pediram-nos que fôssemos contidos nas comemorações e nos contactos, que se deviam restringir aos agregados familiares. Como limite, uma “troca de compotas” à porta de casa para pessoas de agregados diferentes. Este ano, dizem que "testar é fundamental" para que o Natal possa ser vivido em segurança. Mas não só. Há quatro grandes medidas contra a covid-19 e quatro recomendações para a ceia para que tudo corra bem nesta quadra natalícia.

3. Taça de Portugal

Dia de jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal com transmissão na TVI. O Sporting visita o Casa Pia, disputando a presença nos ‘quartos’, no Estádio Pina Manique, em Lisboa. É o regresso de Rúben Amorim à casa onde se estreou como treinador. A partida tem o pontapé de saída marcado para as 20:45.

4. Saúde

Os enfermeiros do Hospital Garcia de Orta, em Almada, marcaram para hoje uma conferência de imprensa para denunciar as condições em que têm estado a trabalhar. Estes profissionais de saúde dizem, em comunicado, que a resposta à pandemia tem feito com que o trabalho seja feito em condições que consideram ser “extenuantes e preocupantes para os doentes”.

5. Educação

"Um consórcio inédito em Portugal". É assim apelidado o Campus Sul, a parceria que vai ser hoje apresentada pelas universidades de Évora, Nova de Lisboa e do Algarve que vai permitir aos estudantes frequentar as três instituições. O Campus Sul vai ter “novas licenciaturas, mestrados e doutoramentos, que vão permitir aos estudantes passar períodos de tempo em cada uma das três instituições, com alojamento nas residências universitárias”.

Acontece hoje

El Gordo

O sorteio de Natal vai fazer um milionário no país vizinho. Neste evento, que dura 3 horas e meia até que se conheça o vencedor, participa 98% da população espanhola.

Pediatria

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho começou a transferir as crianças hospitalizadas para o novo internamento de pediatria, que faz parte do Centro Maternoinfantil de Gaia cuja abertura está prevista para o início de 2022.

Vacinação

Israel avança para a quarta dose da vacina contra a covid-19. Para já, o processo só vai estar aberto para as pessoas com mais de 60 anos. O anúncio foi feito pelo governo do país, que diz que esta é a melhor forma de combater os efeitos da variante Ómicron.

Espanha

O primeiro-ministro reúne-se com os líderes das 17 comunidades autónomas para analisar a atual progressão da pandemia de covid-19 e tentar alcançar um consenso sobre as medidas a adotar perante o aumento progressivo de contágios.

Madeira

Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita obras de recuperação na freguesia de Ponta Delgada um ano depois do temporal de 25 de dezembro de 2020.

"O Governo não pensa abrir a caça às festas ilegais?"

José Gouveia, presidente da Associação de Discotecas Nacional

E finalmente

A princesa Haya Bint Al-Hussain e o emir do Dubai chegaram a acordo para se divorciarem, dois anos depois de a princesa ter fugido para o Reino Unido.

Haya vai receber 588 milhões de euros, naquele que é o maior acordo de separação de sempre no Reino Unido. Saiba todos os pormenores aqui.

Haya Bint Al-Hussain e Mohammed Bin Rashid Al-Maktoum. Foto: AP

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Mais Lidas