Israel avança para a quarta dose da vacina

22 dez 2021, 04:50
Israel

Profissionais de saúde e pessoas acima dos 60 anos ou imunocomprometidas serão as primeiras a receber mais um reforço vacinal em Israel, o primeiro país a dar este passo

 

Israel já tinha sido pioneiro na administração da terceira dose da vacina contra a covid, e volta a estar na linha da frente na decisão de administrar o segundo reforço, ou quarta dose. Quando boa parte da população ainda está a receber a terceira dose, o governo israelita anunciou que vai avançar para a quarta dose da vacina, começando pelas populações mais vulneráveis: idosos acima dos 60 anos, pessoas imunocomprometidas e profissionais de saúde que estão na linha da frente contra o SARS-Cov2.

A recomendação de um grupo de peritos indica que estes grupos demográficos devem receber a quarta dose da vacina (da Pfizer, o fornecedor da campanha de vacinação israelita) a partir de quatro meses depois da terceira dose. 

A medida ainda precisa de ser validada pela autoridade máxima de saúde pública do país, mas o chefe do Governo, Naftali Bennett, já louvou a decisão dos peritos e deu ordens para que avance a logística para mais uma operação de vacinação. “São ótimas notícias, que nos ajudarão a atravessar a vaga da [variante] Ómicron que está a assolar o mundo”, disse Bennett numa declaração. 

Israel é o primeiro país do mundo a tomar esta decisão, facto que foi devidamente salientado pelo primeiro-ministro. “Os cidadãos de Israel foram os primeiros a receber a terceira dose da vacina contra a covid e continuam a ser pioneiros com a quarta dose também”, sublinhou o governante.

A campanha vacinal de Israel, desde o início uma das mais bem sucedidas do mundo, não abrange a população dos territórios palestinianos que estão sob controlo israelita na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados