Comer chocolate pode ajudá-lo a ganhar um Nobel

Redação , CL
14 out 2012, 16:53
Chocolate

Cacau é rico em substâncias que melhoram a capacidade cognitiva

A quantidade de chocolate que um país consome está relacionada com o número de vencedores do Prémio Nobel desse país, segundo uma investigação publicada na quinta-feira no prestigiado «New England Journal of Medicine».

A justificação encontra-se nos flavonoides e antioxidantes presentes no cacau, no chá verde, no vinho tinto e nalgumas frutas e que «têm efeitos positivos, uma vez que atrasam e chegam mesmo a regredir a redução de capacidades cognitivas decorrentes do envelhecimento», afirma o professor da Universidade da Columbia, Franz Messerli, no artigo citado pela agência AFP.

«Tendo em conta que o consumo de chocolate pode hipoteticamente melhorar as funções cognitivas a nível individual mas também a nível de populações inteiras, eu imaginava se poderia haver uma correlação entre os níveis de consumo de chocolate de um país e a qualidade cognitiva dessa população» referiu o professor.

De acordo com Messerli, os resultados foram surpreendentes: «há uma significante e linear correlação entre o consumo de chocolate per capita
e o número de vencedores do prémio Nobel por 10 milhões de pessoas, num total de 23 países».

Segundo Messerli, não é surpreendente que a Suíça «seja o país que tem melhor performance a nível de laureados com o Prémio Nobel e também a nível de consumo de chocolate».

Os Estados Unidos da América, a França e a Alemanha estão no meio da lista, enquanto a China, Japão e Brasil ocupam os últimos lugares.

A única exceção é a Suécia, que tem um consumo anual de 6,4 quilos de chocolate por pessoa, mas que, ao contrário dos esperados 14 vencedores de Prémio Nobel, tem 32.

Messerli ressalva que a «descoberta é gerada através de uma hipótese e que por isso mesmo terá que ser devidamente testada».

Patrocinados