Pela primeira vez desde o início desta sondagem diária, o PSD passa à frente do PS, confirmando as trajetórias dos dois partidos nos últimos dias
Ao final da primeira semana de campanha, o partido de Rui Rio protagoniza uma viragem nesta sondagem diária CNN/TVI, passando a ser o partido que reúne mais intenções de voto, 34,5%, 1 ponto percentual acima do partido de António Costa.
No primeiro dia desta tracking poll, nove pontos percentuais separavam PS e PSD, com os socialistas à frente. Essa distância chegou a atingir 11 pontos percentuais no dia 16 de janeiro, quando começou oficialmente a campanha. Mas desde esse dia que o PS tem vindo a descer e o PSD a subir, resultados que podem ter começado a reflectir o resultado do frente a frente entre os dois e dos primeiros dias dos partidos na estrada.
Os números desta sondagem mostram também que à medida que Rui Rio foi conquistando votos, o número de indecisos foi descendo, e que a vontade de substituir António Costa tem vindo a aumentar nos últimos dias.
É importante referir que, embora o resultado da sondagem aponte para uma vitória de Rui Rio por um ponto percentual, se tivermos em conta os intervalos de confiança dos resultados, socialistas e sociais-democratas estão em empate técnico, pelo que não está descartada a vitória tanto de um como de outro partido ou mesmo o empate.
Terceiro lugar para Chega, IL ou BE?
De acordo com os resultados desta tracking poll, o Chega começou melhor posicionado para disputar o lugar de terceira força política na Assembleia da República. O partido de André Ventura, no entanto, tem vindo a perder terreno, e chegou a ser ultrapassado pela Iniciativa Liberal. Ganhou este sábado algum fôlego e subiu 0,2 pontos percentuais, enquanto a IL desceu 0,6, estando o Chega nos 6,5%.
Já a IL reúne 5,7% das preferências dos inquiridos, o mesmo resultado que o Bloco de Esquerda, que este sábado regista uma subida de 0,8 pontos percentuais, a segunda maior do dia, a seguir à subida do PSD. A CDU mantém-se atrás deste grupo com 4,7%.
O partido de Inês de Sousa Real mantém-se nos 1,6%, o Livre e o CDS descem ligeiramente, para os 1,2% e os 0,8%, respetivamente.
Os indecisos
Os resultados sem a distribuição dos indecisos mostram que o reforço da votação no PSD coincide com a descida do número de indecisos. As duas linhas tiveram um percurso mais ou menos paralelo durante uma boa parte dos dias, tendo começado a separar-se e a afastar-se desde que o PSD iniciou a trajetória ascendente.
Cresce vontade de substituir António Costa
Nos últimos dias, foram também aumentando o número de pessoas com vontade de substituir António Costa. Se no início, a vontade de o reeleger era mais popular, essa tendência inverteu-se. Os próximos dias poderão mostrar se esta vontade será reforçada ou se o atual Primeiro-ministro conseguirá reconquistar a confiança de que precisa para ser reeleito.
Sondagem diária
PS | PSD | CDS-PP | CDU | BE | |
dia 13 | 38,9% | 29,7% | 1,7% | 4,6% | 6,2% |
dia 14 | 38,8% | 29,3% | 1,3% | 4,6% | 6,8% |
dia 15 | 39,6% | 29,6% | 0,9% | 5,1% | 6% |
dia 16 | 40,1% | 28,8% | 0,6% | 5,9% | 5,9% |
dia 17 | 39,8% | 30,4% | 1,3% | 5,8% | 4,5% |
dia 18 | 38,7% | 30,4% | 1,1% | 5,3% | 5,1% |
dia 19 | 36,5% | 32,9% | 1% | 5% | 5% |
dia 20 | 34,6% | 33,5% | 1,2% | 4,5% | 4,9% |
dia 21 | 33,5% | 34,5% | 0,8% | 4,7% | 5,7% |
PAN | Livre | Chega | IL | Outros | |
dia 13 | 2,1% | 1,2% | 6,9% | 5,4% | 3,3% |
dia 14 | 1,9% | 1,5% | 7,8% | 4,9% | 3,2% |
dia 15 | 1,7% | 1,5% | 8,1% | 4,7% | 3% |
dia 16 | 1,5% | 1,3% | 8% | 5% | 2,9% |
dia 17 | 1,7% | 1,5% | 7,5% | 4,3% | 3,2% |
dia 18 | 1,7% | 1,1% | 7,2% | 4,7% | 4,7% |
dia 19 | 1,9% | 1,5% | 6,3% | 5,2% | 4,8% |
dia 20 | 1,6% | 1,6% | 6,3% | 6,3% | 5,3% |
dia 21 | 1,6% | 1,2% | 6,5% | 5,7% | 5,9% |
Ficha técnica
Durante 4 dias (18 a 21 de janeiro de 2022) foram recolhidas diariamente pela Pitagórica para a TVI e CNN Portugal uma sub-amostra de 152 entrevistas representativa do universo eleitoral português (não probabilístico) tendo por base os critérios de género, idade e região. O resultado do apuramento dos 4 últimos dias de trabalho de campo, implica uma amostra de 608 indivíduos que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,06. A seleção dos entrevistados foi realizada através de geração aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos 3 principais operadores identificados pelo relatório da ANACOM, sempre que necessário são selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral. As entrevistas são recolhidas através der entrevista telefónica (CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing).
O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores portugueses, sobre temas relacionados com as eleições, nomeadamente os principais protagonistas, os momentos da campanha bem como a intenção de voto dos vários partidos. A percentagem de indecisos é de 18,9% que são distribuídos proporcionalmente. A taxa de resposta foi de 60,06% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa bem como todos os resultados foram disponibilizados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará oportunamente para consulta online.