Um dos filmes românticos mais tristes de todos os tempos está a fazer-nos chorar há 20 anos

CNN , Marianne Garvey
29 jun, 19:00
Rachel McAdams and Ryan Gosling in "The Notebook." MoviestoreShutterstock

Rachel McAdams e Ryan Gosling em "The Notebook"

Se está a precisar de chorar, liberte as suas lágrimas e volte a ver "O Diário da Nossa Paixão/The Notebook", que faz 20 anos esta semana.

O adorado filme romântico, protagonizado por Ryan Gosling e Rachel McAdams como um jovem casal separado pela classe social, foi lançado a 25 de junho de 2004. Realizado por Nick Cassavetes, o filme é baseado no livro homónimo de Nicholas Sparks, de 1996, e segue um homem idoso, interpretado por James Garner, que lê em voz alta um caderno a uma mulher com demência num lar de idosos, interpretada por Gena Rowlands.

Enquanto ele lê, o filme passa-se na Carolina do Sul (EUA) dos anos 40, onde Noah Calhoun, o trabalhador da serração de Gosling, se apaixona pela rapariga rica Allie Hamilton, cujos pais tentam separá-los.

Cassavetes atribuiu aos co-autores do filme o seu poder de longevidade.

"Ambos são os melhores atores do mundo e algumas das coisas que lhes pedi para interpretarem eram muito difíceis e não havia nada que não conseguissem fazer", recordou o realizador numa entrevista recente à Entertainment Weekly. "Se querem saber porque é que The Notebook é considerado uma espécie de clássico romântico, as respostas são Ryan Gosling e Rachel McAdams, e isso é o princípio e o fim da história."

Cassavetes disse à publicação que Rowlands, que é sua mãe, está atualmente a viver com Alzheimer.

"Consegui que a minha mãe fizesse de Allie mais velha, e passámos muito tempo a falar sobre Alzheimer e a querer ser autênticos, e agora, nos últimos cinco anos, ela tem Alzheimer", disse Cassavetes. "Vivemo-lo, ela representou-o e agora é por nossa conta."

Sparks inspirou-se num casal real para escrever a comovente história de amor.

"É uma história de amor jovem, é uma história de amor reencontrado, é uma história de amor eterno", disse o autor à CBS Sunday Morning. "É também uma história de memória".

Aqui estão cinco citações inesquecíveis do filme "The Notebook":

Não vai ser fácil. Vai ser muito difícil; vamos ter de trabalhar nisto todos os dias, mas eu quero fazer isto porque te quero. Quero tudo de ti, para sempre, todos os dias. Tu e eu... todos os dias". Noah para Allie

 

Minha querida Allie, não consegui dormir ontem à noite porque sei que acabou tudo entre nós... Já não estou amargurado porque sei que o que tivemos foi real... E se num lugar distante no futuro nos virmos nas nossas novas vidas, sorrirei para ti com alegria e lembrar-me-ei de como passámos um verão debaixo das árvores, aprendendo um com o outro e crescendo no amor." Noah numa carta para Allie

 

O melhor amor é aquele que desperta a alma, que nos faz querer mais, que acende um fogo nos nossos corações e traz paz às nossas mentes. E foi isso que me deste. É isso que eu espero dar-te para sempre. Eu amo-te. Até à vista". Noah para Allie

 

Agora, diz que és um pássaro."

 

Se és um pássaro, eu sou um pássaro." Allie e Noah

 

- Porque não me escreveste? Porquê? Para mim ainda não tinha acabado, esperei por ti durante sete anos. Mas agora é demasiado tarde.


- Eu escrevi-te 365 cartas. Escrevi-te todos os dias durante um ano.


- Escreveste-me?
 

- Sim... não tinha acabado, ainda não acabou." Allie e Noah
 

Artes

Mais Artes

Mais Lidas

Patrocinados