Nevoeiro no avião? Saiba porque não se deve preocupar

CNN , Francesca Street
30 jun, 16:00
Pode parecer um pouco desconcertante, mas quando a humidade provoca nevoeiro num avião, não é nada de preocupante. Vajirawich Wongpuvarak/iStockphoto/Getty Images

Pode parecer um pouco desconcertante, mas quando a humidade provoca nevoeiro num avião, não há motivo para preocupação

É um fenómeno que pode ser familiar para quem já entrou num avião num dia húmido. O ar quente e húmido do exterior encontra-se com o ar fresco do interior que sai das saídas de ar condicionado do avião, criando temporariamente o que parece ser uma névoa ou nevoeiro no interior da cabina.

Em maio, a utilizadora do TikTok Savannah Gowarty publicou um vídeo da névoa e da condensação a bordo de um voo doméstico nos EUA. O vídeo teve mais de 13,1 milhões de visualizações, com comentadores espantados e confusos a questionarem-se sobre o que se estaria a passar.

Resposta curta: trata-se de um fenómeno natural que, normalmente, dura pouco tempo e não é motivo de preocupação.

"Em dias quentes e relativamente húmidos, o ar frio do sistema de ar condicionado do avião mistura-se com o ar quente e húmido da cabina e baixa-o até ao ponto de orvalho, criando o nevoeiro", afirma um porta-voz da Administração Federal da Aviação (FAA) à CNN Travel. "O nevoeiro é geralmente de curta duração, uma vez que o ar frio aquece rapidamente acima do ponto de orvalho".

Explicação científica

Quando um avião está à espera em terra antes da partida, o ar da cabina do avião é mantido no frio "quer através de uma unidade externa de ar condicionado em terra, quer através da Unidade de Energia Auxiliar (APU) do próprio avião", como explica o porta-voz da FAA.

"Ambas fornecem ar frio (normalmente muito mais frio do que a temperatura ambiente) que pode baixar temporariamente o ponto de orvalho do ar da cabina do avião o suficiente para criar nevoeiro."

O climatologista Indrani Roy, que trabalha na Universidade de Londres, afirma que o ambiente a bordo de um avião também cria condições perfeitas para a condensação na cabina. É por isso que as superfícies da cabina - e as pessoas - podem sentir-se húmidas/molhadas. A condensação ocorre quando o vapor de água no ar - que é "propenso a colar-se", como diz Roy - entra em contacto com quaisquer superfícies sólidas mais frias, e há muitas superfícies sólidas dentro de um avião.

"Por conseguinte, a condensação é mais provável nas áreas de superfície sólida fria da cabina", refere Roy.

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Roy também enfatiza que nem a névoa nem qualquer condensação resultante são "motivo de alarme".

Mas embora o nevoeiro provocado pela humidade seja perfeitamente seguro, os passageiros podem por vezes ficar "preocupados", especialmente quando o experienciam pela primeira vez, explica o assistente de bordo norte-americano Rich Henderson.

"Normalmente, isso acontece porque confundem o nevoeiro com fumo. Mas uma explicação rápida ajuda a aliviar os nervos que possam ter", afirma Henderson à CNN Travel, acrescentando que, de um modo geral, os passageiros "não ficam muito perturbados".

"A maior parte das vezes, estão apenas confusos sobre o que se trata. Mas quando lhes explicamos que é apenas a condensação do ar frio do sistema de ar condicionado do avião que se encontra com o ar quente e húmido da cabina, eles compreendem rapidamente".

Os passageiros também costumam ver o lado humorístico, acrescenta Henderson.

"Costumo fazer uma piada a dizer que é como se estivéssemos num videoclip dos anos 80 e isso faz com que as pessoas se riam rapidamente."

Desaparece em segundos

Para os assistentes de bordo, avaliar se os passageiros preferem uma explicação científica um pouco mais longa ou uma explicação mais curta e humorística é parte das competências que aperfeiçoam no trabalho. Henderson diz que essas competências pessoais não são algo que seja particularmente ensinado na formação, mas é algo que se aprende rapidamente quando se interage diariamente com pessoas diferentes, com perspectivas diferentes.

Tudo o que "não é familiar para os passageiros pode causar alguma ansiedade de vez em quando", refere Henderson - apontando ruídos inexplicáveis ou sons do motor como outros culpados.

"Uma explicação simples e uma pequena piada costumam resolver o problema."

Portanto, aí tem - o nevoeiro do avião não é nada de preocupante e é apenas uma oportunidade para abraçar a sua verdadeira estrela pop dos anos 80.

E embora possa estar preocupado com o facto de o nevoeiro estragar o seu penteado, "o nevoeiro da cabina do avião normalmente dissipa-se muito rapidamente", explica o porta-voz da FAA.

"Isto deve-se ao facto de o ar mais frio (que baixou a temperatura do ar da cabina para o seu ponto de orvalho) voltar a aquecer rapidamente acima do ponto de orvalho. Quando isso acontece, o nevoeiro desaparece. Muitas vezes, o nevoeiro só aparece quando sai da ventilação, existe durante 1-2 segundos e depois desaparece."

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