Saiba tudo sobre o Euro aqui

Linha SNS Grávida começa a funcionar já em junho

31 mai, 20:06
Grávida (Freepik)

Ministério da Saúde pede a todos os doentes que liguem antes de se deslocarem às urgências

A linha SNS Grávida começa a funcionar já este sábado, confirmou o Ministério da Saúde em comunicado.

Trata-se de uma das várias medidas do Plano de Verão, que quer agilizar o acesso aos hospitais, nomeadamente pelo foco no atendimento à distância.

O Governo destaca que "a Linha SNS 24 é a porta de entrada no SNS", devendo os doentes priorizar este tipo de atendimento. "Em caso de urgência recomendamos que o utente deve sempre ligar para o 808 24 24 24", pode ler-se no comunicado do Ministério da Saúde.

Quanto à Linha SNS Grávida, o objetivo é dar "resposta à procura de urgências de ginecologia/obstetrícia, enquanto área em que se sentem maiores dificuldades no SNS".

"Através deste contacto com o SNS Grávida, a utente será encaminhada para o serviço mais próximo da sua área de residência", explica o Ministério da Saúde.

Em relação às restantes urgências o procedimento deve ser o mesmo: ligar sempre para o SNS 24 para ficar a saber qual o serviço mais próximo.

"O Ministério da Saúde está a trabalhar com base num planeamento mensal da rede do SNS e a operacionalizar todas as medidas contidas no Plano de Emergência da Saúde com impacto nos sistemas pré-hospitalar e hospitalar de urgência e as demais unidades prestadoras de cuidados de saúde. Ligar primeiro para o SNS 24 é salvar vidas", termina o Governo.

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados