Queixas sobre padres pedófilos bloqueiam e-mail de bispo norueguês

tvi24 , MM
9 abr 2010, 09:45
Sala de atendimento do Instituto de Medicina Legal de Lisboa (André Kosters/LUSA)

As denúncias são tantas que o servidor não aguentou

A Igreja católica norueguesa tem recebido tantas queixas sobre padres pedófilos que o servidor de e-mail do bispo do país não aguentou, avança o jornal da Noruega «Verdens Gang».

«Recebi por e-mail tantas indicações de possíveis agressões e outros abusos sexuais que o servidor bloqueou», afirmou Bernt Eidsvig ao tablóide norueguês, citado pela Lusa.

O bispo de Oslo e Trondheim revelou na quarta-feira, a pedido do Vaticano, que um dos anteriores bispos, Georg Müller, havia abusado de uma criança do coro no início dos anos 90, no que constituiu o primeiro caso de pedofilia conhecido na hierarquia católica norueguesa.

De acordo com o jornal, foram revelados nos últimos dias nove novos casos de pedofilia na igreja católica norueguesa. «A Igreja Católica vai agora averiguar para determinar se são casos ainda desconhecidos», escreve o diário.

A Igreja Católica norueguesa, que teve conhecimento de três casos de pedofilia, além do de Müller, está disponível para colaborar com a justiça deste país escandinavo e pondera abrir os seu «arquivos secretos», afirmou o bispo norueguês.

Relacionados

Patrocinados