Saiba tudo sobre o Euro aqui

Antigo bispo norueguês admite ter abusado de um menor

Redação , MM
7 abr 2010, 08:37
Padre

Caso aconteceu há 20 anos, mas a confissão só surge agora

Um antigo bispo católico norueguês de origem alemã, Georg Müller, admitiu ter abusado sexualmente de um menor há 20 anos. A confissão surge agora e através de um comunicado da Igreja Católica norueguesa, divulgado esta quarta-feira.

«A Igreja Católica na Noruega está chocada após a revelação de que o ex-bispo Georg Müller de Trondheim reconheceu ter abusado sexualmente de um menor e admitiu que o fato o levou a deixar suas funções no ano passado», diz o comunicado.

De acordo com informações avançadas pelas agências noticiosas internacionais, Georg Müller, de 58 anos, originário da região de Tréveris, na Alemanha, tinha deixado funções de bispo de Trondheim no ano passado. A justificação oficial foi incompatibilidade de trablaho.

De acordo com o diário norueguês «Adresseavisen», que revelou o caso, o episódio ocorreu há cerca de 20 anos quando Müller era padre em Trondheim. A vítima teria cerca de 10 anos na altura e fazia parte do corpo de acólitos. De acordo com o jornal, as acusações contra Müller foram enviadas para a Santa Sé em Fevereiro do ano passado. Depois de descoberto o caso, o bispo pediu a demissão e foi aceite. Foi então sujeito a tratamento psicológico e a orientação espiritual.

Relacionados

Patrocinados