Paredes deslumbra frente ao Brasil

19 jul 2000, 03:37

Vitória histórica do Paraguai (2-1) O novo reforço do F.C. Porto marcou o golo inaugural dos paraguaios, forçou a expulsão de Cafu e, até sair (64 m), deu um «show» de bola.

O médio paraguaio do F.C. Porto, Carlos Paredes, foi um dos principais protagonistas da sensacional vitória do Paraguai sobre o Brasil (2-1), em jogo da fase de qualificação para o Mundial-2002 realizado na capital paraguaia, Assunção.  

Paredes marcou o golo inaugural, numa vistosa cabeçada, aos 6 minutos da primeira parte e arrancou também, aos 34 minutos, a expulsão do lateral-direito do «escrete», Cafu, autor de uma entrada muito perigosa sobre o novo reforço dos «dragões». 

Exibindo grandes argumentos técnicos durante todo o tempo em que esteve em campo, Paredes saiu, esgotado, aos 64 minutos, numa altura em que a sua equipa dominava por completo as operações e ouvia entusiásticos «olés» do público presente no estádio Defensores do Chaco.  

Curiosamente, foi depois da saída do seu médio ofensivo que o Paraguai quebrou de rendimento, entregando o domínio de jogo ao Brasil, que chegou ao empate aos 75 minutos, por Rivaldo. O jogador do Barcelona concluiu de cabeça, em vôo, um cruzamento de Roberto Carlos na esquerda, atenuando a pálida imagem deixada até aí pelos brasileiros. 

Moralizada, a equipa de Wanderley Luxemburgo iniciou então uma fase de pressão, que resultou na expulsão do paraguaio Quintana. Mas, quando todos esperavam que o assédio «canarinho» resultasse no golo da vitória, um livre cobrado por Chilavert permitiu a Jorge Campos um espectacular remate à entrada da área, batendo o guarda-redes Dida sem apelo (83 m). 

Até final, o Brasil carregou na busca do empate, mas não conseguiu evitar a vitória merecida dos paraguaios, que pela primeira vez na sua história conseguiram derrotar o «escrete» em jogos a contar para o Campeonato do Mundo. 

Ficha do jogo 

Estádio Defensores do Chaco em Assunção (Paraguai).

40 mil espectadores. 

PARAGUAI: Chilavert; Sarabia, Ayala, Gamarra e Caniza; Acuña, Enciso, Paredes (Campos, 65 m) e Gavilan (Quintana, 68 m); Santa Cruz (Ávalos, 78 m) e Cardozo.

BRASIL: Dida; Cafu, Edmilson, Roque Júnior e Roberto Carlos; Flávio Conceição, César Sampaio, Zé Roberto (Marques, 70 m) e Djalminha (Vampeta, 58 m); França (Guilherme, 46 m) e Rivaldo. 

Marcadores: Paredes (6 m), Rivaldo (75 m) e Campos (83 m).

Brasil

Mais Brasil

Mais Lidas

Patrocinados