Alemanha
53'
3 - 0
Escócia

FIFA e UEFA criam grupo de trabalho

6 set 2000, 20:25

Comissária da Desporto fala amanhã ao Parlamento Europeu Os organismos que superintendem o futebol europeu e mundial vão criar um grupo de trabalho com o objectivo de discutir as alterações ao regime de transferências de jogadores. Depois de pressionar a FIFA e a UEFA para apresentarem propostas concretas, a Comissária do Desporto falará amanhã ao Parlamento Europeu após o que se reunirá com representantes de algumas Ligas europeias.

A FIFA e a UEFA vão criar um grupo de trabalho com o objectivo de discutir as propostas apresentadas pela Comissão Europeia em relação ao regime de transferências dos jogadores de futebol. 

O anúncio foi feito hoje (quarta-feira), através de um comunicado da UEFA, onde se refere que o grupo será presidido por Per Omdal, vice-presidente do organismo máximo do futebol europeu e membro do Comité Executivo da FIFA.  

Além de Omdal, o grupo contará ainda com a colaboração de Michel Zen-Ruffinen, secretário-geral da FIFA, e Gerhard Aigner, secretário-geral da UEFA. 

A criação desta estrutura surge na sequência de uma carta enviada hoje pela FIFA à União Europeia, onde são apresentadas várias propostas para a alteração do regime de transferências. 

Segundo Per Omdal, são necessárias algumas mudanças «mas devem surgir através de um verdadeiro diálogo e reconhecendo a especificidade do desporto de competição». 

Em entrevista ao jornal francês «Le Figaro», a Comissária Europeia para o Desporto, Vivianne Reding, pressionou a FIFA e a UEFA para apresentarem propostas concretas para as negociações. 

Vivianne Reding fará amanhã (quinta-feira) uma declaração ao Parlamento Europeu sobre as dúvidas emitidas pela Comissão Europeia em relação ao actual sistema de transferências, após o que se reunirá com os representantes das ligas profissionais de Itália, Inglaterra, Bélgica, França e Espanha.

Patrocinados