Cinco feridos após derrame de ácido nítrico no Instituto Ricardo Jorge no Porto. Um está em estado grave

Andreia Miranda , com Lusa - notícia atualizada às 13:37
14 jun, 12:50

Alerta foi dado às 11:33

Cinco pessoas ficaram feridas - uma delas em estado grave -, esta sexta-feira, após derrame de ácido nítrico de 60% no Instituto Ricardo Jorge no Porto, confirmou fonte do Comando Sub-Regional de Proteção Civil do Porto à CNN Portugal. O alerta foi dado às 11:33.

“Há um ferido grave, que foi encaminhado para o Hospital de São João, e quatro feridos ligeiros”, acrescentou a mesma fonte.

Em declarações aos jornalistas, o comandante dos Bombeiros Sapadores do Porto, Carlos Marques, explicou que o ferido considerado grave tem queimaduras na face e que os outros quatro feridos foram vítimas da inalação de vapores.

“Foi no quinto piso, estava a ser manuseado um recipiente com ácido nítrico a 60% e houve um derrame. Originaram-se vapores e houve queimaduras na face da vítima considerada crítica”, referiu o operacional.

Segundo Carlos Marques, o quinto e o sexto piso do edifício foram evacuados.

“Depois de ter feito toda a recolha de material e a descontaminação quer do local quer do nosso pessoal, também, estamos a medir com um detetor de gases se ainda existe algum vestígio da matéria perigosa em questão”, acrescentou.

No local estão meios dos Bombeiros Sapadores do Porto, do INEM, PSP e Polícia Municipal. 

País

Mais País

Mais Lidas

Patrocinados