Rússia anuncia cessar-fogo temporário em cinco cidades

João Guerreiro Rodrigues , notícia atualizada às 7:31 de 8 de março
7 mar 2022, 22:07
Mulher chora frente a casas destruídas por um bombardeamento russo em Gorenka, nos arredores de Kiev

Moscovo vai permitir a saída de civis de Kiev, Sumy, Kharkiv, Chernihiv e Mariupol

A Rússia anunciou um cessar-fogo local e temporárias em cinco várias cidades a partir das 07:00 de terça-feira (hora de Portugal Continental) nas cidades de Kiev, Sumy, Kharkiv, Chernihiv e Mariupol. O anúncio foi feito na segunda-feira pelo Ministério da Defesa russo, citado pela Reuters. No entanto, na manhã de terça-feira, a vice primeira-ministra da Ucrânia anunciou que o primeiro comboio humanitário começará às 8:00 (hora de Portugal Continental) em Sumy.

A informação surge após dois dias seguidos em que as forças ucranianas acusam Moscovo de não cumprir as promessas de abertura de corredores humanitários para evacuar algumas cidades, principalmente Mariupol, no sul do país, que se encontra cercada há vários dias.

Esta segunda-feira, a delegação ucraniana admitiu, ao sair da reunião com a delegação diplomática russa para negociação de um cessar-fogo na guerra, que tinham sido feitos progressos significativos na área logística dos corredores humanitários  - sem, no entanto, especificar quais as medidas. A Rússia tem sido acusada de oferecer aos civis ucranianos a possibilidade de sair das cidades bombardeadas apenas em direção à Rússia ou à Bielorrússia. 

De acordo com a delegação russa, a próxima ronda de conversas vai acontecer num futuro "muito, muito próximo". Após a conclusão, esta segunda-feira, da terceira ronda de conversações entre as duas delegações, Leonid Slutsky, um dos negociadores russos, afirmou que a próxima ronda está para breve, embora não avance com uma data exata. 

"A próxima ronda, a quarta, vai ter lugar na Bielorrússia num futuro muito, muito próximo", disse Slutsky aos medias russos. "Não vou avançar com uma data exata para já. Ainda vai ser determinada, talvez esta terça-feira." 

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados