E se as tropas russas estiverem a sabotar os próprios veículos para não combater?

2 mar 2022, 18:29
Capacete de um soldado com um buraco de bala, numa rua em Kiev, Ucrânia. (AP/Efrem Lukatsky)

A dúvida foi lançada por um alto funcionário do Pentágono, que garantiu que alguns soldados russos estão a render-se às tropas e civis ucranianos e estão a sabotar os próprios veículos para não combater. Há ainda áudios de soldados russos a chorar por causa da falta de condições

Numa altura em que a Rússia mantém as investidas na Ucrânia e já se somam sete dias de conflito, um alto funcionário do Pentágono veio afirmar que alguns soldados russos estão a render-se às tropas e civis ucranianos - dispondo as suas armas sem lutar ou oferecer resistência - e estão a sabotar os próprios veículos para não combater.

A informação foi avançada pelo The New York Times, que indica que o membro do Pentágono, que falou sob anonimato, alegou que as tropas russas estão desmoralizadas e com escassez de combustível e alimentos. Parte dessa escassez de combustível, disse o funcionário, está a ser provocada pelos próprios militares russos, que, alegadamente, abrem de forma deliberada buracos nos tanques de gasolina para não terem meio de usar o veículo de combate.

Tendo por base as declarações do alto funcionário, o jornal norte-americano diz que estes fatores podem ajudar a explicar o porquê de as forças russas estarem a “arrastar” avanços nos últimos dois dias, incluindo a coluna militar de 64 quilómetros - de salientar que o texto do The New York Times foi publicado antes das investidas russas em várias cidades que ocorreram durante esta quarta-feira.

Também o jornal The Telegraph conta de que alguns soldados russos têm chorado por causa da falta de condições e da falta de estratégia militar. Os relatos foram obtidos pela empresa de informação britânica, a ShadowBreak Intl, durante os ataques em Kharkiv, a segunda maior cidade ucraniana.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados