Paz vs Destruição. O antes e o depois da invasão russa em Kharkiv

1 mar 2022, 16:27

Imagens não enganam e mostram a destruição que assola a segunda maior cidade ucraniana, atingida por vários ataques nas últimas horas

Kharkiv acordou esta terça-feira com um forte bombardeamento numa das zonas mais centrais. Junto à Câmara Municipal da segunda maior cidade ucraniana, dois mísseis russos atingiram a praça, provocando pelo menos 10 mortos e 37 feridos. Agora, o cenário é de uma brutal destruição, e imagens comparativas permitem perceber como era e como ficou a cidade, que teve ainda bombardeamentos noutros locais.

De acordo com o autarca da cidade, a contabilização de vítimas mortais inclui três crianças. Ihor Terekhov fala num "dia muito difícil", acusando a Rússia de aplicar um "massacre ao povo ucraniano".

"Os mísseis atingiram edifícios residenciais, matando e ferindo civis inocentes. Kharkiv não via tanta destruição há muito tempo. É horrível", afirmou, através da conta no Telegram.

Ainda segundo o autarca, quatro das vítimas mortais morreram quando estavam a sair de um abrigo para irem buscar água. Noutro caso, uma mãe, um pai e os três filhos morreram depois de o carro se ter incendiado. Imagens que chegam de Kharkiv mostram como uma escola ficou totalmente destruída num bombardeamento ocorrido na segunda-feira.

Vários vídeos mostram o ataque efetuado contra a cidade ucraniana esta terça-feira, e há mesmo um que gravou o que aconteceu junto à Câmara Municipal, onde a violenta explosão motivou toda a destruição que agora é visível.

O ataque surgiu poucas horas depois de Vladimir Putin se ter comprometido com Emmanuel Macron a terminar os ataques a civis ou a infraestruturas civis, além de ter sido efetuado a meio de negociações entre as partes para que seja alcançada a paz.

As autoridades ucranianas acreditam que os mais recentes ataques a Kharkiv podem ser consequência da forte resistência ucraniana, que ainda no domingo conseguiu conter o avanço russo. De resto, o governador de Kharkiv, Oleh Sinegubov, confirmou que, tal como Kiev, a cidade continua sob domínio ucraniano.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados