Andrea Raducan, a sucessora de Comaneci na ginástica

22 set 2000, 03:14

Campeã olímpica no concurso geral individual de ginástica Completa 17 anos no próximo dia 30 de Setembro, mas já é considerada a mais fiel seguidora da mítica Nadia Comaneci. Andrea Madalina Raducan conquistou com graciosidade e precisão a medalha de ouro no concurso geral individual de ginástica feminina.

Andrea Madalina Raducan é a mais recente campeã olímpica no concurso geral individual de ginástica. 

Nascida em Barlad, Raducan obteve a primeira medalha de ouro para a Roménia, desde o título conquistado por Nadia Comaneci nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. 

Andrea Raducan, que completa 17 anos no próximo dia 30 de Setembro, começou a praticar ginástica com cinco anos. Aos dez anos já conseguia fazer um triplo salto, sendo então considerada como uma ginasta prodígio no seu país. 

Em 1999, no campeonato mundial de Tianjin, na China, a actual campeã olímpica de ginástica individual surpreendeu o mundo ao contribuir decisivamente para o primeiro lugar conquistado pela Roménia. Andrea obteve então um segundo lugar na trave e uma primeira posição no prova do solo com uma magnífica pontuação de 9.837. 

Agora, nos Jogos Olímpicos de Sydney, Raducan conquistou 38.893 pontos na classificação total ( 9.706 no salto do cavalo; 9.575 nas paralelas assimétricas; 9.787 na trave e 9.825 no exercício do solo), alcançando a medalha de ouro no concurso geral individual de ginástica. 

Com o pai desempregado e a mãe a trabalhar na indústria têxtil, Andrea Raducan é o grande orgulho da família e não só. A Roménia já a vê como a sucessora de Nadia Comaneci, atleta que a actual campeã olímpica mais admira.  

Registe-se ainda o facto do seu irmão, três anos mais velho, ser também desportista. Sorin faz parte de uma equipa de futebol romena. 

Como curiosidade, o facto de Raducan não gostar somente de ginástica. Patinagem sobre gelo e natação sincronizada são os outros dois desportos favoritos da atleta romena. 

Relativamente aos resultados do concurso geral individual de ginástica destaque-se o facto de o pódio ser totalmente preenchido por romenas. Simona Amanar conquistou a medalha de prata e Maria Olaru, campeã do mundo em título, foi terceira classificada.  

Desta forma, a Roménia, que conquistou também o primeiro lugar por equipas, dominou o concurso geral de ginástica feminina. 

Patrocinados