TGV: Ligação entre Lisboa e Porto já não será em 1h15

11 jun, 07:00

Alta Velocidade vai usar carris da Linha do Norte o que vai atrasar a viagens em alguns minutos

A ligação de Lisboa e Porto em alta velocidade já não deverá ser feita em 1h15 minutos, como estava previsto. É que o projeto que foi lançado sobre o TGV pode ter de sofrer alterações, agora que o aeroporto foi colocado em Alcochete.

A ligação em 1h15 m estava baseada na ideia de uma linha totalmente nova para a Alta Velocidade entre Porto e Lisboa. Mas o objetivo agora é usar para o TGV, na zona entre o Carregado e Lisboa, a estrutura dos comboios da Linha do Norte de forma a que o projeto avance mais rápido e seja menos oneroso.  Ou seja, as duas primeiras fases do projeto do TGV (Porto-Soure e Soure- Carregado) serão, como estava planeado, numa linha só para a Alta Velocidade, mas a terceira fase (Carregado- Lisboa) será adiada ou até eliminada.   

Isto porque, segundo adiantou à CNN Portugal Carlos Fernandes, vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, optou-se por, nesse troço da terceira fase, não avançar com uma construção nova, mas  colocar, antes, os comboios de Alta Velocidade a usar os carris da Linha do Norte que em breve vai "ser alvo de intervenção". Uma opção que, o responsável da IP, admite  "atrasar a viagem em alguns minutos. "Serão mais três ou quatro minutos", especifica o vice-presidente da IP que tem o projeto da Alta Velocidade entre mãos. O responsável garante, porém, que esse atraso não será grande e que a ligação das duas maiores cidades do País poderá ser realizado em 1h19 no máximo.

TGV vai aproveitar aumento da Linha do Norte

“Como estava já previsto a quadruplicação da Linha do Norte, vamos aproveitar e a Alta Velocidade vai ser usar essas linhas também”, conta o responsável da IP, explicando que os estudos feitos indicam que será possível ter na Alta Velocidade cinco comboios por hora em dois sentidos. Esta solução é possível por o TGV usar a linha com uma determinada característica, sendo conhecida como bitola europeia, a mesma da Linha do Norte. 

Só mais tarde quando a capacidade desta linha do norte se esgotar, terá de se decidir se se avança com a terceira fase da linha nova do TGV, a tal que demoraria 1h15. Mas com a decisão de se colocar o aeroporto em  Alcochete tudo indica que a opção será outra. Segundo a IP, a ideia é antes fazer na zona do Carregado uma ponte que permita a alta velocidade passar para a margem esquerda e aí seguir para o aeroporto . Essa linha permitirá também ligar Lisboa ao Porto, usando aquela ponte no Carregado e depois a Terceira Travessia do Tejo. Mas esta alternativa para ligar as duas cidades passando pelo NAL obrigará a ainda mais tempo. Admitindo que será uma ligação que dura um pouco mais, Carlos Fernandes garante :"Será menos de 1h30".

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados