Farense empatou a zero com o Sevilha

21 jul 2000, 23:22

No final do estágio O Farense empatou hoje a zero com o Sevilha, no jogo que encerrou o estágio em Vila Real de Santo António. A falta de agressividade atacante foi a principal razão do resultado final.

O Farense finalizou o seu estágio de pré-época (que decorreu em Vila Real de Santo António) com um jogo-treino com o Sevilha, da II Liga espanhola, equipa que está a estagiar na Isla Canela (Ayamonte), na margem espanhola do Rio Guadiana.

A assistência foi maioritariamente constituída por adeptos do clube espanhol, que teve na RTP 1 um aliado com a transmissão do jogo do Benfica em Lyon, afastando com isso potenciais espectadores portugueses. 

O resultado, que nestes jogos por norma é o que menos interessa, foi um empate sem golos que reflecte a (ainda) pouca acutilância atacante das duas equipas, que até ao meio-campo trocavam bem a bola, enfrentando dificuldades sempre que se aproximavam das balizas. 

Começou melhor o Sevilha e aos nove minutos o árbitro António Costa teve o seu maior erro ao não punir um derrube dentro da área dos algarvios do central argentino Rio (que está à experiência no Farense) sobre Puli. Aos poucos, e graças à boa exibição de Jean Paulista, o Farense foi equilibrando o jogo, que passou a ser mais discutido a meio do terreno. 

A segunda parte trouxe as muitas alterações que normalmente os treinadores fazem nestes jogos e que raramente alteram a sua qualidade. O único momento de perigo foi protagonizado por Jesuli, aos 63 minutos, num remate que embateu em Fernando Porto e que criou embaraços à baliza algarvia. 

Rio, defesa-central (ex-Crystal Palace, de Inglaterra), e Conti, ponta-de-lança (ex-Lugano, da Suiça), argentinos que estão a evoluir à experiência no Farense, não deram grandes indicações. Rio, que na primeira parte actuou no eixo da defesa e na segunda a lateral-esquerdo, mostrou bom sentido posicional mas também alguma lentidão. O avançado Conti actuou apenas na primeira parte e tem a atenuante de poucas vezes a bola ter chegado ao seu ataque para disfarçar a pálida imagem deixada. 

Taira, médio português que joga no Sevilha, descansou porque amanhã a sua equipa joga com o Ayamonte e o jogador português vai ser parte efectiva da formação sevilhista. 

No final Manuel Balela estava satisfeito com a aplicação dos seus jogadores, desvalorizando o resultado, «que neste ponto de partida é o que menos interessa», frisou. Sobre o facto de o sorteio do Campeonato ter indicado o Sporting como primeiro adversário do Farense, o treinador dos algarvios foi taxativo: «Vamos jogar com o campeão nacional e está tudo dito». 

FICHA DO JOGO 

Estádio Municipal de Vila Real de Santo António

Árbitro: António Costa (Setúbal) 

Farense - Mijanovic; Cavaco, Paulo Sérgio, Rio e Nabor; Vítor Manuel; Nuno Campos, Besirovic e Marco Nuno; Conti e Jean Paulista.

Jogaram ainda: Rui Marcos, Toni, Porto, Rubio, Rodri, Carlos Costa, Miguel Mota, Dieb e Fábio.

Treinador: Manuel Balela 

Sevilha - Notario; Manuel Angel, Tabaré, Prieto e David; Hector, Angel, Podesta e Juric; Ribera e Puli.

Jogaram ainda: Arturo, Jesuli, Michel, Galhardo e Francisco.

Treinador: Joaquim Caparrós

Patrocinados