Atitude positiva salva Benfica

21 jul 2000, 23:14

Limitações da equipa encarnada ficaram encobertas A atitude que o Benfica colocou em campo foi o seu principal trunfo no empate (1-1) conseguido ante um Lyon que já está na fase final da pré-temporada.

O Benfica substituiu em Lyon a pouca solidez táctica por uma atitude positiva, que garantiu um empate (1-1), no jogo que assinalava o 50º aniversário da equipa francesa. As limitações da equipa «encarnada» ficaram bem patentes, no entanto. 

O Lyon demonstrou que está já na fase final da pré-temporada. Foi uma equipa bem estruturada, com boa combinação entre jogadores e um jogo rápido, prático. Apostando em poucos passes, e longos, os jogadores da equipa francesa facilmente ultrapassavam o meio-campo e a defesa do Benfica.  

Mas se o Lyon mostrou que já terminou o trabalho táctico, ficou claro que ainda tem muito trabalho para fazer na concretização. Os avançados franceses apareceram inúmeras vezes em boas condições de marcar, mas nunca acertaram. Vairelles, Anderson, Blanc e Deflandre erraram o alvo, ou remataram para a defesa de Enke. 

Um auto-golo de Kandaurov aos 36 m veio dar alguma justiça ao marcador, num estádio de Gerland que estava quase cheio, para a noite de gala do Lyon. O médio ucraniano, num lance fortuito, em que procurou aliviar a bola do lado esquerdo da baliza de Enke, acabou por fazer o que os avançados do Lyon nunca conseguiram - colocar a bola na baliza de Enke. 

Na primeira parte, o Benfica só a espaços conseguiu sair a jogar com a bola. Sabry e Carlitos (bom cruzamento, aos 64 m), ainda conseguiram alguns raides bem sucedidos, mas João Tomás também não estava em dia de acertar.  

Heynckes conseguiu mexer um pouco nas coisas para a segunda parte, ao fazer recuar Calado, o que deu alguma tranquilidade à defesa e libertou os jogadores do meio campo. O Lyon também abrandou um pouco o ritmo, num jogo que foi muito duro, bem mais do que se pode esperar de uma partida particular, de pré-temporada. 

O Benfica foi insistindo e chegou ao golo do empate noutro lance fortuito. Rojas subiu com a bola para a área e foi travado por Deflandre. A haver falta, pareceu fora da área, mas o árbitro assinalou «penalty». Sabry converteu. O jogo levava 57 minutos e ficou decidido nesse momento. 

A partir daí, os técnicos recorreram ao banco para tentar refrescar as equipas. O Lyon continuou a insistir, mas a bola não queria mesmo entrar. Aos 76 m, Dhorasoo entrou na área, numa grande jogada, e passou a bola. Delmotte só tinha de encostar, mas rematou por cima...  

Ficha do jogo 

Estádio Gerland, em Lyon

Árbitro: Gilles Cheron

Assistência: 34965 espectadores 

Benfica: Enke, Dudic, Marchena, Ronaldo, Rojas (Paulo Madeira, 83 m), Calado, Kandaurov (Chano, 85 m), Maniche, Carlitos (Poborsky, 68 m), Sabry e João Tomás (Miguel, 85 m). Não utilizados: Bossio, Escalona e Toy. 

Lyon: Coupet, Deflandre (Demotte, 75 m), Muller, Laville, Blanc, Violeau (Malbranque, 46 m), Foe, Laigle (Chanelet, 75 m), Dhorasoo, Vairelles (Marlet, 75 m) e Anderson.  

Marcadores: Kandaurov (36 m, na p.b.); Sabry (57 m, de g.p.)

Patrocinados