5 coisas que importam hoje: Graça Freitas, Vieira, Debates, Capitólio e Cazaquistão

Qui, 06 jan 2022

Um ano de proteção policial para Graça Freitas. A decisão foi do Serviço de Informações de Segurança e durou até setembro por causa da pandemia - que hoje volta a ser tema do Conselho de Ministros. Estas e outras cinco notícias que precisa de ler esta quinta-feira. Bom dia!

 

O festival de cinema norte-americano Sundance vai ser realizado em formato virtual por causa da rápida disseminação da variante Ómicron nos Estados Unidos. Também os Grammy Awards foram adiados devido ao aumento de casos de covid-19. A nova data será anunciada em breve.

1. Graça Freitas

Graça Freitas teve proteção da PSP. Segundo apurou a CNN Portugal, a atribuição de segurança pessoal durou vários meses, até setembro último, mês em que a situação pandémica acalmou e os serviços secretos reavaliaram o grau de risco. Entretanto os serviços secretos decidiram que já não se justifica colocar a diretora-geral de Saúde sob proteção da PSP porque há um “atitude da população” de “não antagonismo".

2. Vieira

Novas informações no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Luís Filipe Vieira é considerado suspeito de recebimento indevido de ‘luvas’ em 55 negócios de transferência de jogadores do Benfica: trata-se de compras e vendas entre 2012 e 2020, que geraram no total mais de 10 milhões de euros em comissões. A informação consta de um relatório da Autoridade Tributária a que a CNN Portugal teve acesso – e as suspeitas são validadas pelo Ministério Público.

3. Debates

Novo dia de debates e Rui Tavares foi o responsável por encostar André Ventura a um canto durante o debate televisivo. O candidato do Livre usou o foco e a serenidade para desarmar o líder do Chega e confrontá-lo com aquilo que Ventura mais quer evitar: o seu próprio programa eleitoral. Já Catarina Martins e Rui Rio debateram propostas num debate que mostrou que, dificilmente, dois partidos podiam ter ideias mais distantes. Por último, o primeiro debate do dia: João Cotrim Figueiredo e Francisco Rodrigues dos Santos começaram a troca de ideias com sorrisos cúmplices, mas rapidamente a discussão subiu de tom, com os com os dois candidatos a atropelarem-se nas ideias e a mostrar que discordam em tudo menos numa coisa: o Chega.

4. Capitólio

Discursos políticos, em particular do presidente Joe Biden, orações e a observação de um minuto de silêncio no edifício do Capitólio são alguns dos momentos que vão assinalar o 1.º aniversário do ataque à sede do Congresso norte-americano. O ataque, que aconteceu quando os congressistas estavam a certificar o resultado das eleições presidenciais de novembro de 2020, ficou marcado pela morte de cinco pessoas e mais de uma centena de polícias agredidos por uma multidão composta por apoiantes de Donald Trump.

5. Cazaquistão

Aumenta a violência no Cazaquistão com os protestos contra o aumento dos preços do gás. Esta manhã, a polícia nacional anunciou que dezenas de manifestantes foram mortos pelos agentes quando tentavam invadir edifícios administrativos. Um português emigrado no Cazaquistão contou à CNN Portugal que há pilhagens e confrontos na zona onde vive e imagens difundidas nos meios de comunicação social e nas redes sociais mostraram lojas a serem saqueadas e alguns edifícios administrativos a serem invadidos e queimados enquanto são disparados tiros.

Acontece hoje

Medidas

O Governo vai analisar as condições sanitárias para o recomeço das aulas a partir de segunda-feira na reunião de Conselho de Ministros. As conclusões da reunião serão depois apresentadas pelo primeiro-ministro aos portugueses.

 

Vacinação

Mais de 100 mil crianças entre os 5 e 11 anos e professores e profissionais das creches e ATL começam a ser chamados para a vacinação contra a covid-19.

 

Debates

Continuam os debates para as legislativas e hoje há dois agendados: às 21:00 António Costa defronta André Ventura na RTP1 e às 22:00 Catarina Martins troca ideias com João Cotrim Figueiredo na SIC Notícias.

 

Paris

O presidente francês, Emmanuel Macron, recebe os membros da Comissão Europeia para lançar a presidência francesa do Conselho da União Europeia, assumida dia 1 e para fazer avançar as prioridades da sua liderança semestral.

 

Protesto

Os trabalhadores em processo de despedimento coletivo no Santander Totta manifestam-se pelas 11:30, em Lisboa e no Porto, para exigir a reintegração no banco.

"O meu filho está em cativeiro!"

Srdjan Djokovic, pai do tenista sérvio

E finalmente

É frequente associar o ressonar a uma boa noite de sono, mas será que é assim mesmo? E porque é tão difícil deixar este hábito? A CNN Portugal reuniu respostas a estas e outras questões junto de especialistas em medicina do sono para que possa encontrar soluções e dormir melhor.

Dormir

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais