Alemanha ultrapassa as 100 mil mortes por covid-19

Andreia Miranda , com Lusa
25 nov, 08:29
Centro móvel de vacinação na Alemanha
Centro móvel de vacinação na Alemanha

Nas últimas 24 horas foram registados 75.961 casos e 351 mortes. País, com 69% de vacinados, está à beira da saturação hospitalar 

PUB

A Alemanha ultrapassou as 100 mil mortes por covid-19 desde o início da pandemia, anunciou a autoridade federal de saúde (RKI).

Nas últimas 24 horas foram registados 351 óbitos e 75.961 casos, com a incidência de casos em sete dias atingiu um valor recorde: 419,7 infeções por 100 mil habitantes, numa altura em que o país está à beira da saturação hospitalar.

PUB

No início da semana, o presidente da Federação Alemã de Medicina Intensiva, Gernot Marx, alertou que hospitais de algumas regiões podiam precisar de transferir pacientes dada "sobrecarga aguda" que enfrentam.

Perante a rápida subida de casos no país, várias regiões optaram por reintroduzir rigorosas restrições, numa tentativa de conter a quarta vaga. Uma das medidas foi o apelo à vacinação, uma vez que apenas cerca de 69% da população está totalmente vacinada, um número inferior ao de outros países europeus.

Nova coligação sob pressão

A situação está a colocar pressão sobre o novo Governo de coligação que irá tomar conta do país em dezembro.

PUB
PUB
PUB

"A situação é grave", admitiu na quarta-feira Olaf Scholz, o futuro chefe de governo social-democrata após um acordo de coligação com os Verdes e os liberais do FDP, prometendo "fazer tudo" para lidar com a pandemia.

No entanto, a nova coligação parece excluir por enquanto a ideia de confinamento nacional, e aposta na generalização dos passes de saúde nos transportes e restrições de acesso para pessoas não vacinadas, por exemplo, a sítios culturais.

O governo cessante de Angela Merkel prorrogou, na quarta-feira, até abril de 2022 a ajuda concedida às empresas afetadas por encerramentos ou quedas de rendimentos, bem como ao esquema de trabalho a tempo reduzido.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.

Europa

Mais Europa