É oficial. Já está formado o Governo que vai pôr fim à 'era Merkel'

24 nov 2021, 12:51
Coligação para governo na Alemanha

As negociações entre os Verdes, o SPD e o FDP começaram desde que os sociais-democratas de Olaf Scholz ganharam, por pouco, as eleições parlamentares de 26 de setembro

Quase dois meses depois, está concluído o acordo de coligação alemão entre os Verdes, o Partido Social Democrata (SPD) e o Partido Liberal Democrata (FDP), avança a agência Reuters. O anúncio e apresentação dos termos do acordo vai ser feito esta tarde, às 15:00 horas locais (14:00 em Portugal Continental).

Recorde-se que as negociações entre estes três partidos começaram desde que o SPD de Olaf Scholz ganhou, por pouco, 25,7%, as eleições parlamentares do dia 26 de setembro. 

Caso a coligação verde, vermelha e amarela (as cores dos partidos que a formam) seja aprovada, deverá ser o social-democrata Olaf Scholz a ocupar o lugar de chanceler, com o apoio dos Verdes e dos liberais. A expectativa é que Scholz seja formalmente eleito em meados de dezembro. 

Esta aliança vai pôr fim à 'era Merkel', depois da chanceler ter decidido não concorrer a um quinto mandato. Foram 16 anos no poder.

Não existe um governo de coligação na Alemanha desde 2005, quando Angela Merkel conquistou o poder para a União Social-democrata (CDU), e, para além disso, este é o primeiro governo de coligação com três partidos desde 1950. 

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados