Incêndio: lar de idosos em instalações precárias

31 dez 2007, 14:02
Tragédia no Lar de São Francisco, em Serpa (Nuno Veiga, Lusa)

Misericórdia de Serpa refere que unidade cumpria requisitos mínimos de segurança

A provedora da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, Maria Ana Pires, reconheceu esta segunda-feira que o lar de idosos atingido por um incêndio funcionava em instalações precárias, apesar de cumprir os requisitos mínimos de segurança, refere a Lusa.

«Neste momento, não conseguimos apurar as causas do fogo. Sabemos que foi um acidente na zona dos quartos», afirmou, escusando-se a confirmar a suspeita de curto-circuito.

O incêndio no Lar de S. Francisco, gerido pela Misericórdia de Serpa, provocou três mortos e cerca de 40 feridos, dois dos quais foram evacuados para uma unidade de queimados do Hospital de São José, em Lisboa.

O refeitório, a cozinha e outras valências do lar funcionavam num edifício antigo, classificado como imóvel nacional, mas o incêndio deflagrou na zona dos quartos, em instalações mais recentes.

Maria Ana Pires considerou o incêndio uma «grande tragédia», mas ressalvou que, «felizmente», à hora a que as chamas eclodiram, cerca das 08:30, «a maioria dos idosos já estava levantada», o que facilitou a sua mobilização para serem evacuados.

«Conhecíamos a precariedade das instalações, no entanto, as condições mínimas estavam asseguradas», afirmou, garantindo que o total de 102 idosos que se encontrava alojado no lar respeitava o acordo de cooperação estabelecido com a Segurança Social.

Relacionados

Patrocinados