Serpa: tragédia em lar de Idosos

31 dez 2007, 10:26
Tragédia no Lar de São Francisco, em Serpa (Nuno Veiga, Lusa)

Três pessoas morreram esta manhã num incêndio no Lar de São Francisco. Há perto de 40 feridos. Dois queimados transferidos para Lisboa. Seis passam a noite em observação. Incêndio: lar de idosos em instalações precárias Onda de solidariedade

(ACTUALIZADO ÀS 17:51)


Duas mulheres e um homem perderam a vida esta manhã durante um incêndio no Lar de São Francisco, um antigo convento, em Serpa, adiantou ao PortugalDiário
o comandante dos Bombeiros Voluntários de Serpa, José Cataluna.

Contactado pelo PortugalDiário
, o porta-voz do Hospital de Beja, Miguel Góis, referiu que «perto de 40 idosos» deram entrada no Hospital de Serpa, a maioria com intoxicação por fumo.

Oito feridos foram transportados para a unidade de Beja, três deles encontram-se em estado grave: dois já foram entretanto transferidos para o Hospital de São José, em Lisboa, apresentado queimaduras na face.

O terceiro ferido grave é uma senhora de 89 anos que já sofreu várias paragens cardio-respiratórias, apresentando um «prognóstico reservado», adiantou aquele porta-voz. Os restantes feridos apresentam queimaduras ligeiras e intoxicações por fumo.

Miguel Góis refere ainda que no Hospital de Serpa foram assistidas mais de 100 pessoas, entre idosos e funcionários do lar, mas nem todos podem ser considerados feridos.

«A maioria foi assitida devido à idade avançada, mas neste momento (17:45) cerca de 20 permanecem ainda no hospital, sendo que a totalidade deverá sair ainda hoje para ser realojada», referiu.

Já os seis feridos que permanecem no Hospital de Beja vão passar a noite na unidade de saúde, em observação.

O alerta de incêndio foi recebido às 8:44. De imediato deslocaram-se para o local bombeiros das coporações de Beja, Moura, Vidigueira e Serpa, além da viatura de emergência médica do Hospital de Beja.

O edifício foi evacuado e os idosos foram transportados para as instalações de uma igreja, nas proximidades.

Entretanto, o incêndio já foi considerado extinto.

O Lar de São Francisco acolhia 102 pessoas.

As chamas deflagraram num piso superior do lar e admite-se que tenha sido originado por uma braseira.

O lar encontra-se licenciado e, de acordo com o governador civil de Beja, os idosos serão transferidos para outras residências.

Relacionados

Patrocinados