«Crânios» devem substituir futebolistas

16 out 2007, 15:17

Câmara do Porto quer mudar o modelo de referência dos mais jovens

A Câmara do Porto vai levar às escolas do concelho 10 pessoas com percurso universitário para que as crianças deixem de ver nos futebolistas e cantores os seus modelos de referência, noticou a Lusa.

«O objectivo é mudar o modelo de referência das crianças, que se vira muito para o mundo do futebol e do espectáculo», disse o vereador da Educação, Juventude e Inovação, Vladimiro Feliz.

O autarca falava à margem da apresentação do plano de acções para 2007/2008 do projecto «Porto de Futuro», lançado em Abril pela autarquia, em parceria com 17 empresas e instituições públicas, para aproximar as comunidades escolar e empresarial.

Vladimiro Feliz referiu que as universidades do Porto, a Católica e o Instituto Politécnico do Porto vão convidar 10 pessoas para relatar as suas histórias de vida, quer presencialmente, deslocando-se a algumas escolas, quer através da gravação de um vídeo a exibir em todos os estabelecimentos de ensino.

Além de «chamar os heróis locais às escolas», a autarquia, em parceria com a Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), vai desafiar pais e encarregados de educação a apresentarem as suas histórias de vida nas escolas.

Num outro projecto, também integrado no «Porto de Futuro», as empresas envolvidas propõem-se fazer «transferência de boas práticas de gestão e conhecimento» para os agrupamentos de escolas que queiram aderir.

O «Porto de Futuro» incluiu ainda projectos de combate ao abandono escolar precoce e de desenvolvimento de capacidades e talentos, além de prémios de mérito escolar, constituídos por viagens ao estrangeiro e «kits» tecnológicos.

Vladimiro Feliz disse que o custo total do programa neste ano lectivo está dependente do nível de adesão a alguns projectos, prevendo a autarquia gastar cerca de 70 mil euros, valor idêntico ao que será suportado pelas restantes entidades.

Relacionados

Educação

Mais Educação

Patrocinados